A Constituição de 1988 e todas as leis empresariais que surgiram a partir dela apenas permitiam a criação de uma empresa com dois ou mais sócios que iriam adquirir responsabilidade limitada. Muitas vezes, o que acontecia de fato era uma pessoa abrir uma empresa e colocar outro sócio apenas para cumprir a exigência legal. O segundo proprietário da empresa, na verdade, possuía uma parcela bem pequena do empreendimento e não tomava parte nas decisões.
Os principais candidatos a presidente da República mostraram suas metas a favor da micro e pequena empresa brasileira. A candidata do PT, Dilma Roussef, disse que, se eleita, irá criar o Ministério das Micro e Pequenas Empresas. "Queremos criar um ministério específico para as micro, pequenas e médias empresas. Só assim seremos uma economia de porte e desenvolvimento", afirmou. De acordo com ela, esse é um projeto, sugerido pelo presidente Lula, que já vem sendo debatido desde a época da eclosão da crise econômica.
A melhor estratégia para gerenciar uma empresa é busca contínua dos administradores. É um desafio controlar custos e colocar os produtos e serviços no mercado, com a máxima qualidade e o menor preço. A concorrência acirrada, a mudança de hábitos dos clientes, a globalização, entre outros fatores, exigem que a empresa esteja sintonizada com as transformações
A maratona do dia a dia não perdoa e com tantos circuitos a percorre (dar banho, vestir o uniforme, cuidar da alimentação, fazer o dever de casa, levar para a escola, ir para o trabalho, buscar as crianças do colégio, entre inúmeras outras atividades), muitas vezes não há tempo suficiente para os pais irem ao mercado comprar os ingredientes para as merendas escolares e papinhas dos bebês. Por sua vez, antenados com as necessidades desse público-alvo, empresários têm criado empresas especializadas no fornecimento deste tipo de comida em escolas e creches em todo o Brasil.
Pesquisa realizada pela E-Consulting Corp., com 628 das mil maiores empresas que têm operações de contact center, afirma que 92% das empresas disponibilizam redes sociais para aumentarem a interação com seus clientes. A pesquisa, encomendada pelo Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos – Sintelmark mostra crescimento de 27,78%, em cinco anos, das operações de contact center nas empresas.
Como organizar as informações em uma empresa? Utilizando um sistema de informações, certamente em computador. O número de empresas que utilizam sistemas de informação visando à coleta e ao tratamento da informação para tomada de decisões mercadológicas e elaboração de estratégias aumentou consideravelmente com o avanço tecnológico.
A melhor estratégia para gerenciar uma empresa, considerando a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes, está longe de ser alcançada. “Essa procura vem desafiando os administradores, preocupados em controlar os seus custos, colocar os produtos e serviços no mercado, com a máxima qualidade e o menor preço”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Centro Universitário Newton Paiva e Faculdade Pedro Leopoldo. Consultor de empresas. Pesquisador na área de gestão de negócios e processo decisório.
Alguns itens da infraestrutura da empresa, se analisados isolados, não representam gastos significativos. Porém, quando somados juntamente com todas as outras despesas, podem pesar bastante nas contas. Por isso, minimizar as perdas na produção é um bom começo.
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