Você abriu uma padaria há algum tempo e até o momento não sabe se ela tem dado lucro ou prejuízo? Saiba que essa questão é fácil de se resolver, bastando, apenas, estabelecer o “ponto de equilíbrio” da mesma. Mas, afinal, o que vem a ser ponto de equilíbrio?
Uma palestra ministrada em 2008, sobre a evolução das tendências das padarias no Brasil, apresentou uma estatística altamente favorável para o setor, e na época, até surpreendente. O fato é que os números estavam corretos e a estimativa de crescimento ocorreu, fechando o ano em R$ 800.000. A projeção para 2020 continua animadora. A média de faturamento será de R$ 900.000.
Atualmente, a padaria não é apenas um lugar para comprar pão. Ela passou a ganhar receitas inovadoras e um ambiente ampliado. As pessoas gostam de ir ao local para tomar café da manhã, lanchar e até mesmo almoçar e jantar. A padaria moderna se transformou em um ponto de encontro. Por isso, a organizar e exposição de todos os produtos e seções deve permitir a visualização dos alimentos oferecidos e deixar o cliente com ?água na boca? com as diversas opções.
Eles são a febre do momento. Com formato de mini bolos e confeitados de forma a encantar os olhos e dar água na boca, os cupcakes estão fazendo sucesso em toda padaria e confeitaria brasileira. A moda pegou tanto, que o doce está sendo servido em reuniões, festas de casamentos e aniversários, encontros gastronômicos e até mesmo oferecido dentro de caixas artesanais como presente.
Especial - As férias estão chegando ao fim para muita gente. Se você já está sem ideias sobre quais atividades programar com a família, principalmente com as crianças, que tal aproveitar os últimos dias de descanso em casa aprendendo a fazer origamis? Tanto crianças
Atualmente, no Brasil, o consumidor mostra-se cada vez mais exigente. Isso envolve os mais diversos ramos do mercado, em especial o ramo Padaria. A antiga padaria, da tradicional caderneta de anotações, deu lugar à praticidade e à rapidez dos caixas informatizados.
Um dos setores com maior potencial de ampliar os lucros em uma padaria é o de frios. Mas, para que isso aconteça, é preciso estar atento a alguns fatores que vão desde a variedade oferecida, aos hábitos dos funcionários e higienização de equipamentos.
O pão está presente nos nossos lanches, cafés da manhã e da tarde, sendo, atualmente, difícil pensar em uma cidade sem a presença de uma padaria. Agora que nos aproximamos do inverno, eles são uma ótima pedida para o acompanhamento das deliciosas sopas e caldos.
Fazer doces não é um trabalho difícil. Você precisa preparar-se, adquirir informações e praticar o que aprendeu. Há detalhes fundamentais no preparo desses produtos que você deve conhecer, pois muitos deles serão empregados na maioria das receitas. Além de preocupar-se com a higiene pessoal e a do local, em providenciar matéria-prima de excelente qualidade e conseguir fornecedores confiáveis, você precisa se munir dos conhecimentos acerca da prática de fazer doces finos.
As padarias têm trabalhado bastante para se adequarem às normas sanitárias, que incluem melhorias na estrutura dos estabelecimentos, treinamento da equipe de colaboradores, uma melhor separação e armazenamento das matérias-primas e o controle de pragas. Tudo isso para oferecer aos clientes alimentos mais seguros e saudáveis.