Até por volta dos oito anos de idade, as crianças vivem e compreendem a realidade natural e social de uma maneira mais povoada de fantasia e magia. Geralmente, nessa fase, as crianças dão vida e vontade aos objetos, ao tentar explicá-los e, além disso, a brincadeira tem mais importância para elas que a ação puramente mental. Por isso, nessa idade, será mais pela
O ensino fundamental é uma etapa inicial da formação escolar, que tem duração de nove anos, com início com a criança tendo seis anos de idade. A duração obrigatória de nove anos para o ensino fundamental em todo o país teve início no ano de 2010. Até então durava oito anos e a criança iniciava aos sete anos de idade
As informações recebidas pelas crianças até os 8 anos de idade são diversas e a vontade de viver e fazer coisas diferentes é tão intensa que, geralmente, até costuma ser confundido erroneamente com hiperatividade. Segundo Fabiana Cristina Teixeira, professora do Curso a Distância CPT Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança, em Livro+DVD e Curso Online, "Para não cair em equívocos, pais e responsáveis por crianças devem entender um pouco sobre hiperatividade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e saber lidar com esses problemas". Veja abaixo:
Quando uma criança não está falando, embora já tenha idade para isso; não está se expressando bem, e age apenas aos gritos e com agressividade, ou tem muita insegurança; não está conseguindo fazer os exercícios da escola como esperado; ou, ainda, não consegue correr e brincar como as outras crianças, fique atento. Algo está bastante errado com ela.
As atividades educativas para crianças de 0 a 3 anos devem fazer com que elas desenvolvam as seguintes capacidades: Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo
Geralmente, a passagem para o peniquinho deve ser iniciada em torno de um ano e seis meses, quando a criança já tem horários relativamente regulares para evacuação, já tem a capacidade de compreender e nomear o que são fezes, e indica que as fraldas estão sujas, dizendo "cocô". Precedendo essa fase, a criança já identifica a sensação de ter o reto cheio de fezes e pede ou se dirige ao peniquinho.
Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, o organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. Por isso, o sol é fundamental para a saúde da criança, que está em fase de crescimento ósseo.
Quando atingem os seis anos de idade, chegando ao primeiro ano, as crianças precisam de atenção especial do professor, no que diz respeito à forma de trabalhar qualquer conteúdo. O aspecto mais importante a considerar é que todas as atividades desenvolvidas em sala de aula devem estar sempre cercadas de muita ludicidade.
A criança tem pouca capacidade de concentração e com frequência comete erros em trabalhos escolares e provas por puro descuido; É comum a criança com TDA/H perder a atenção no que o professor está falando e ficar pensando em coisas não relacionadas à aula
Sugestões para se comunicar de forma adequada com as crianças: Use estímulos orais; Obtenha a atenção da criança antes de falar com ela