As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem. "Elas integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula, tendo como objetivo propiciar condições para que o aluno possa se apropriar dos conhecimentos propostos", afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos, em Livro+DVD e Curso Online.
Recursos escassos - A falta de recursos é, provavelmente, a principal razão para o predomínio exercido pela aula expositiva em relação às outras técnicas de ensino. A aula expositiva, desenvolvida em sua forma tradicional é de baixo custo.
O objetivo do ensino por fichas é individualizar o ensino. É desenvolvido, basicamente, dividindo o conteúdo a ser trabalhado em fichas, as quais servirão par direcionar o aluno durante o seu estudo
Você, professor, costuma utilizar recursos audiovisuais em suas aulas? Eles são um importante elemento da didática. Na sala de aula, ajudam a superar o problema do verbalismo dos professores, ou seja, a oferta de conhecimentos
"Se não dou aula expositiva, perderei o controle sobre a classe". Resposta: Esta é uma maneira de ver a coisa. Outra maneira é observar que várias vezes durante a aula seus alunos ficarão intensamente envolvidos em trabalhar ou discutir a respeito do tema que você está tentando fazê-los aprender
Número excessivo de alunos - Quando o número de alunos é muito grande, fato comum no ensino brasileiro, a aula expositiva torna-se o recurso mais fácil para o professor e para a escola.
Com a volta às aulas, as dinâmicas podem ajudar a um recomeço tranquilo e gradativo das atividades escolares. Afinal todos devem se sentir bem no ambiente escolar, independentemente de serem alunos novos ou antigos. E os jogos colaborativos entram como mecanismos interativos capazes de desenvolver as crianças nas esferas social, emocional e pessoal.
Atualmente, as crianças são cada vez mais ativas e curiosas, pois vivem em um mundo cercado de tecnologia. Aulas expositivas tradicionais em que o professor passa enormes textos no quadro negro para que os alunos possam copiar, já estão muito ultrapassadas. A ordem agora é inovar. E isso não quer dizer que seja necessário fazer coisas mirabolantes.
Os princípios de avaliação na Sala de Aula Invertida são os mesmos que seriam utilizados em outras atividades, claro, considerando a avaliação como um fator que contribui com a aprendizagem, indicando suas falhas, tanto do lado do professor como do aluno. “A avaliação deve ser feita tanto como caráter qualitativo como quantitativo. Vem daí a necessidade de que, durante a aula, os professores devam observar e dar feedback, além de avaliar, continuamente, o desempenho dos alunos”
Para o aluno, a aula expositiva é um grande desafio ao envolvimento. Na maior parte do tempo, um monólogo do professor. Algumas vezes, um ou mais alunos podem até formular perguntas, mas, como estas perguntas, geralmente, não estão previstas no plano de aula, acabam se tornando um elemento que tende a desviar o professor de seu maior objetivo que é cumprir todo o conteúdo da matéria semestral durante as aulas programadas.