O sucesso na adoção de sistemas consorciados está relacionado ao correto manejo integrado de plantas daninhas e pragas. Para que o manejo das plantas daninhas em culturas consorciadas com forrageiras seja eficiente, algumas práticas são importantes. Conheça
Você, professor, não sabe como trabalhar o tema pluralidade cultural com seus alunos? O andamento das aulas e as reações dos alunos aos conteúdos estudados podem ser o ponto de partida para que qualquer tema
Alimentos integrais, são alimentos que contêm em si todos os nutrientes necessários provenientes das vitaminas e minerais da natureza que, junto com o equilíbrio de substâncias presentes somente nos alimentos, facilitam a sua correta e eficiente absorção
Todo tipo de atividade relacionada com os fenômenos da natureza, além de tratar de um tema de interesse das crianças, permite que se trabalhe intensamente a relação que o homem estabelece com a natureza. Você pode usar inúmeras estratégias
A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. “E tem por objetivo tornar o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno”, afirma Elaine Battestin, professora do Curso CPT Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino.
Você sabe o que os alimentos integrais podem fazer por sua saúde? Eles auxiliam na regularidade do funcionamento intestinal, aumentam a quantidade de bactérias benéficas (lactobacilos) e diminuem a quantidade daquelas que podem causar doenças intestinais
O ensino fundamental é uma etapa inicial da formação escolar, que tem duração de nove anos, com início com a criança tendo seis anos de idade. A duração obrigatória de nove anos para o ensino fundamental em todo o país teve início no ano de 2010. Até então durava oito anos e a criança iniciava aos sete anos de idade
As características de perfil dos alunos do segundo ano são bastante semelhantes às das crianças do primeiro ano. Entretanto, agora, a escola não é mais um lugar desconhecido das crianças, como quando da chegada à sala de aula do ensino fundamental pela primeira vez, por isso, a estratégia de trabalho usada pelo professor
Crenças e valores devem ser considerados quanto a estrutura familiar vivenciada pelos alunos nas respectivas casas. Os diferentes arranjos familiares encontrados nos dias atuais, assim como os valores a eles associados são muito variáveis, de tal forma que se o professor se manifesta a favor ou contra determinada forma de organização da família, poderá estar incorrendo em ato discriminatório, considerando as diferentes possibilidades encontradas em cada família. O núcleo familiar pode incluir pai
Ao final do ensino fundamental, os PCN propõem que os alunos possam: compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano