A gorjeta é a maneira que o hóspede tem de agradecer a camareira por um trabalho de qualidade. Ela também pode ganhar uma gorjeta maior quando o hóspede chegar ao estabelecimento, querendo garantir a excelência do atendimento durante a estada. A camareira só não pode achar que é obrigação do hóspede pagar gorjeta, e jamais deve esperar por ela. "Se você receber a gorjeta, agradeça e seja discreta, não contando o valor dado", afirma Luciana Rogéria Tebar, professora do Curso a Distância CPT Treinamento de Camareira, em Livro+DVD e Curso Online.
Comportamento no local de trabalho: Seja cordial com todos os colegas, mas evite conversas muito pessoais. A vida pessoal de cada um deve ficar fora do âmbito de trabalho. Quanto mais se sabe sobre a vida pessoal de alguém, mais intimidade se adquire
Dúvidas sobre como limpar pisos de madeira? A maneira mais fácil e rápida de limpar esse tipo de piso é usando uma cera limpadora. Depois de passar o aspirador de pó, espalhe o líquido em uma pequena área e esfregue com um aplicador de cera.
Você costuma misturar vários produtos de limpeza, na arrumação da sua casa? Muito cuidado! Muitos acham que misturar produtos aumenta a eficiência da limpeza, o que é um erro enorme. Essa mistura pode produzir gases tóxicos, níveis de calor perigosos, danos à saúde e ao meio ambiente, sem contar que a mistura pode neutralizar
A camareira deve ser capaz de limpar, higienizar e arrumar: o que pode incluir varrer, aspirar, lavar, higienizar, polir, remover mancha simples de sanitário, box, piso, minibar, janela, parede, mobília, espelho, quadros e demais itens da unidade habitacional e área social
A camareira deve trabalhar sempre uniformizada, mantendo o uniforme limpo e bem passado: o uniforme não pode ser muito justo, nem muito curto; deve ser usado completo, inclusive com avental e touca; no caso do uniforme constituído por saia, deve-se usar meias finas na cor da pele
Com a reforma trabalhista, alguns pontos foram mudados e outros continuam os mesmos. Porém, é cada vez mais crescente a preocupação dos trabalhadores com os seus direitos e também é grande a dúvida sobre o que mudou e o que precisa ser entendido a partir dela. No caso das demissões, alguns pontos merecem destaque:
A camareira deve assumir uma postura profissional e ficar atenta às boas maneiras: o tratamento destinado ao hóspede deve ser sempre senhor, senhorita, senhora; evite falar com gestos ? seja discreta
As camareiras devem ter nas rouparias de andares, sob sua responsabilidade, um estoque de materiais que são colocados nos apartamentos, para uso e, ou consumo dos hóspedes, sendo divididos em papelaria, folheteria e amenidades. Os itens comuns são: Pasta com material de correspondência
O Art. 15 da Lei nº 9.433/1997 descreve as circunstâncias em que a outorga de direito de uso de recursos hídricos poderá ser suspensa, parcial ou totalmente, em definitivo ou por prazo determinado, quais sejam: I – não cumprimento pelo outorgado dos termos da outorga; II – ausência de uso por três anos consecutivos;