O objetivo do ensino por fichas é individualizar o ensino. É desenvolvido, basicamente, dividindo o conteúdo a ser trabalhado em fichas, as quais servirão par direcionar o aluno durante o seu estudo
As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem. "Elas integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula, tendo como objetivo propiciar condições para que o aluno possa se apropriar dos conhecimentos propostos", afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos, em Livro+DVD e Curso Online.
A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. “E tem por objetivo tornar o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno”, afirma Elaine Battestin, professora do Curso CPT Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino.
Visão apriorista acerca do conhecimento, você sabe o que é? Você sabe o que pensam e como pensam os professores aprioristas sobre a formação do conhecimento individual dos alunos? Você sabe em que ela acarreta? Pois bem, para aqueles que não sabem, a visão, conhecida como apriorista, é oposta à proposta pelo empirismo. Apriorismo, também conhecido como inatismo, é nome que se dá à crença de que já existe algo inato ou programado na bagagem genética hereditária de cada ser humano, que depois amadurecerá, em determinadas etapas, até que a pessoa desenvolva, a partir dessa base, o conhecimento. Por essa ótica, como a base já está feita em cada pessoa, o mundo exterior acaba tendo função menor, simplesmente de abastecer o indivíduo com conteúdo, de forma que o conhecimento se faça, então, existir.
Normalmente, não trabalhamos com metais em estado puro por serem maleáveis. Antes de iniciar a execução da joia, temos de preparar as ligas e soldas. Ligamos o ouro ou a prata a outros metais para dar maior dureza e resistência aos objetos executados. É o que chamamos de liga. Solda também é uma liga feita do mesmo material que vamos soldar, unido a um ou mais metais para baixar o seu ponto de fusão
Convivendo, comunicando, observando e interagindo com as pessoas a sua volta, a criança constrói e reconstrói, pouco a pouco, um universo de conhecimentos. Da mesma maneira, com a mesma dinâmica, ocorre o processo de interação com o ambiente físico.
Na visão empirista, o conhecimento é algo absorvido pelo ser humano por meio de seus órgãos dos sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato. Vem de fora da pessoa, entra e se instala independente da vontade dela. Em geral, essa forma de enxergar o conhecimento, muito comum entre o professorado, supõe o aprendizado como resultado de uma vivência.
O conhecimento não é achado ou descoberto como ouro e petróleo. O conhecimento é construído assim como automóveis e pirâmides. Ele não nasce com o indivíduo e nem pode ser dado como algo. Deve ser construído pela própria pessoa na interação com o meio social e físico que a cerca
Para proporcionar uma ambiente propício à aprendizagem, o professor pode e deve adotar metodologias de ensino que promovam a autonomia e a interação entre os alunos. Para entender tanto os bons como os maus resultados na aplicação de diferentes metodologias de ensino, uma atividade escolhida poderia ser avaliada em relação a três pontos chaves
Os métodos de ensino socioindividualizado buscam equilibrar a ação grupal e o esforço individual, procurando promover, ao mesmo tempo, a adaptação do ensino ao educado individualmente e a promoção