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Aula expositiva: número excessivo de alunos

Número excessivo de alunos - Quando o número de alunos é muito grande, fato comum no ensino brasileiro, a aula expositiva torna-se o recurso mais fácil para o professor e para a escola.

O que fazer para que alunos com deficiência gostem das aulas?

Para que os alunos com deficiência se interessem pelas aulas, o professor deve adaptar o seu modo de transmitir os conteúdos e a forma de expressão. Segundo Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online, "Não podemos deixar de salientar que a forma de ministrar o conteúdo sugerido pelos estudiosos do movimento inclusivo, e que é colocada em prática e posteriormente intitulada como experiência bem sucedida de inclusão, é excelente para a turma".

Inclusão escolar de alunos surdos: como agir?

Embora o ensino através de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) seja o método oficial para garantir a aquisição do conhecimento por parte do surdo, não é preciso ser especialista no assunto para fornecer recursos que de fato garantam a aprendizagem deles. "O aluno surdo deve frequentar as turmas comuns e, de preferência, em um contraturno, deve frequentar a sala de recursos onde um professor especializado deve desenvolver as habilidades do mesmo através do ensino de LIBRAS"

Professores de visão apriorista condenam seus alunos ao fracasso

Visão apriorista acerca do conhecimento, você sabe o que é? Você sabe o que pensam e como pensam os professores aprioristas sobre a formação do conhecimento individual dos alunos? Você sabe em que ela acarreta? Pois bem, para aqueles que não sabem, a visão, conhecida como apriorista, é oposta à proposta pelo empirismo. Apriorismo, também conhecido como inatismo, é nome que se dá à crença de que já existe algo inato ou programado na bagagem genética hereditária de cada ser humano, que depois amadurecerá, em determinadas etapas, até que a pessoa desenvolva, a partir dessa base, o conhecimento. Por essa ótica, como a base já está feita em cada pessoa, o mundo exterior acaba tendo função menor, simplesmente de abastecer o indivíduo com conteúdo, de forma que o conhecimento se faça, então, existir.

Trabalhos escolares em grupo: saiba como organizá-los

Existem professores que, raras vezes, propõem a seus alunos o desenvolvimento de atividades em grupo e, mesmo assim, acabam não as implementando por meio de metodologias adequadas. Em geral, eles tendem, por exemplo, a formar grupos de trabalho homogêneos, reunindo os melhores alunos em um grupo, na esperança de que o bom desempenho esperado desses alunos sirva de exemplo para os demais alunos menos adiantados, que, em geral, constituem a maioria, em uma abordagem equivocada.

Sala de Aula Invertida: como avaliar os alunos

Os princípios de avaliação na Sala de Aula Invertida são os mesmos que seriam utilizados em outras atividades, claro, considerando a avaliação como um fator que contribui com a aprendizagem, indicando suas falhas, tanto do lado do professor como do aluno. “A avaliação deve ser feita tanto como caráter qualitativo como quantitativo. Vem daí a necessidade de que, durante a aula, os professores devam observar e dar feedback, além de avaliar, continuamente, o desempenho dos alunos”

Como prender a atenção dos alunos? Com carisma e oratória envolvente!

Para o aluno, a aula expositiva é um grande desafio ao envolvimento. Na maior parte do tempo, um monólogo do professor. Algumas vezes, um ou mais alunos podem até formular perguntas, mas, como estas perguntas, geralmente, não estão previstas no plano de aula, acabam se tornando um elemento que tende a desviar o professor de seu maior objetivo que é cumprir todo o conteúdo da matéria semestral durante as aulas programadas.

Saúde - tema transversal: perfil dos alunos do segundo ano

As características de perfil dos alunos do segundo ano são bastante semelhantes às das crianças do primeiro ano. Entretanto, agora, a escola não é mais um lugar desconhecido das crianças, como quando da chegada à sala de aula do ensino fundamental pela primeira vez, por isso, a estratégia de trabalho usada pelo professor

Orientação sexual - tema transversal: conquistar a confiança

Para trabalhar com orientação sexual, o professor precisa conquistar a confiança de seus alunos. Assuntos tão íntimos, cercados de tabus e mitos, demandam a confiança entre quem conversa. O educador precisa ter algumas características para conquistar alunos de todas as idades, que podem ser expressas na forma de capacidade

Quer que seus alunos gostem de suas aulas? Inove!

Atualmente, as crianças são cada vez mais ativas e curiosas, pois vivem em um mundo cercado de tecnologia. Aulas expositivas tradicionais em que o professor passa enormes textos no quadro negro para que os alunos possam copiar, já estão muito ultrapassadas. A ordem agora é inovar. E isso não quer dizer que seja necessário fazer coisas mirabolantes.

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