A definição do preço de venda de um produto é um valor desejado de preço com o qual a mercadoria será colocada à disposição do mercado para que a empresa obtenha o lucro pretendido. Entretanto, sabe-se que o mercado e as características da empresa determinam o preço possível, devido a exigências governamentais, a custos de aquisição das mercadorias, ao nível de atividade da empresa e à remuneração do capital investido no negócio, ou seja, ao lucro.
Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT administração Financeira na Pequena Empresa, "A definição do Preço de Vendas (PV) é um valor desejado de preço com que a mercadoria será colocada à disposição do mercado para que a empresa obtenha o lucro pretendido". Sabe-se, todavia, que o mercado e as características da empresa são quem determina o preço possível, manifesto em exigências governamentais, custos de aquisição das mercadorias, nível de atividade da empresa e a remuneração do capital investido no negócio (lucro).
O mercado de sorvete está diretamente relacionado a duas variáveis: preço e qualidade. O preço é requisito básico para a primeira compra e a qualidade é requisito para que o produto seja aceito e sempre comprado por seus clientes. Se desejar atingir o público-alvo da classe A, por exemplo, a qualidade será o fator mais importante. Se desejar atingir o público-alvo da classe C, neste caso o preço será o fator mais importante.
Antes de ir às compras, é importante que se faça uma pesquisa de preços, das condições de pagamento e das condições de higiene em diferentes locais. Muitos fatores influenciam no preço dos produtos de consumo, entre eles estão: qualidade do produto
O cliente do tipo pesquisador de preço tem interesse no valor do produto, não pelos benefícios que possa obter
Você já passou pela situação de não saber o que fazer quando o cliente questiona o preço do produto ou do serviço?
Para se adquirir plantas e flores o ano todo, por um bom preço, é necessário conhecer a época de florescimento de cada espécie. Essas espécies podem ser utilizadas para corte de flor, cultivo em vaso, jardins, forrações entre outros fins, afirma Dr. José Geraldo Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Como Montar uma Floricultura, em Livro+DVD e Curso Online.
O mercado-alvo é o segmento de mercado que a empresa se esforça para atender com o seu composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção), afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa. A empresa deve definir quem está dentro ou fora do segmento de mercado que pretende atender. Um segmento, por sua vez, precisa evidenciar um potencial atual ou uma necessidade potencial, ser economicamente acessível, reagir aos esforços de marketing e ser estável.
Para comercializar as peças em palha de milho, também é necessário calcular os gastos para clocar os preços de cada produto. Para isso é necessário que se calcule:
A indústria deverá ter uma pessoa responsável por gerenciar a compra de matéria-prima, ou seja elaborar orçamentos para comparar preço, as melhores condições de pagamento, dentro dos padrões de qualidade exigidos para a produção.