Planejamento e controle são atividades interligadas. O planejamento determina as metas e as ações para alcançá-las e também especifica padrões expressos ou implícitos, em relação aos quais o desempenho real pode ser confrontado. O controle inicia com o esquema de expectativas representadas pelos padrões. Desse ponto de vista, o controle consiste em uma sucessão de passos, que tenciona ajudar a garantir que o desempenho real se molde ao planejado. Controles em grande quantidade requerem elevado número de funcionários e máquinas, consomem muito tempo e oneram os custos operacionais, sendo que, muitas vezes, nem são analisados.
Planejamento é tudo! Entretanto, para levá-lo ao caminho da perfeição, é preciso maestria para executá-lo, além de interação com toda a equipe de trabalho. Para ajudá-lo, seguem abaixo dicas que o farão obter o pleno sucesso para um planejamento eficaz
O planejamento financeiro familiar é o processo que auxília as famílias a exercerem algum controle sobre os acontecimentos em sua vida e sobre os resultados, alcançando metas
No planejamento familiar o dinheiro pode ser trabalhado de duas maneiras: aumentar e valorizar seu patrimônio ou investir e gerar dinheiro.
O correto planejamento é a chave para a construção de viveiros e demais estruturas de suporte de uma piscicultura. Quando se começa a produzir peixe, é preciso planejar um esquema escalonado para que todo mês se consiga a quantidade necessária para ofertar ao mercado. O planejamento e o escalonamento da produção vão depender de cada propriedade e de qual espécie escolhida.
Qualquer atividade econômica, seja ela industrial, comercial, de serviços ou agrícola, depende de um planejamento inicial para ser bem sucedida. O planejamento consiste basicamente de uma série de decisões que o produtor deverá tomar antes de inciar a atividade.
Na implantação de uma farmácia, colocam-se em prática os planos elaborados previamente, que correspondem ao que chamamos de planejamento. Ao planejar, você, empreendedor que não quer por a perder seu investimento, deverá prestar muita atenção a alguns tópicos, explica Ricardo Zatti, professor do Curso CPT Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias.
As funções administrativas de um administrador de empresas baseiam-se em dois princípios: planejar e organizar. “O planejamento, que envolve, além de decisões sobre objetivos, as definições de planos para alcançá-los; e a organização, que tem por objetivo distribuir recursos e atividades, visando atingir os objetivos propostos”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.
Uma das principais atribuições do gestor é o planejamento, a primeira função do processo administrativo, que servirá de base para as demais. Planejar significa olhar ao mesmo tempo para o passado, para o presente e para o futuro. “Olhamos para o passado para ter uma base do que já foi realizado, quais intercorrências influenciaram, quais os erros e os acertos cometidos. No presente, observamos o ambiente, a situação atual da empresa, as possibilidades e os riscos.
O Planejamento Patrimonial Sucessório é um processo de adoção de ações e medidas legais que visam garantir a sucessão de um patrimônio conforme desejo e, ou necessidade do seu proprietário. Caberá ao dono do patrimônio definir como seria a sucessão de seus bens, o que pode ocorrer por meio de uma postura passiva