Planejamento e controle são atividades interligadas. O planejamento determina as metas e as ações para alcançá-las e também especifica padrões expressos ou implícitos, em relação aos quais o desempenho real pode ser confrontado. O controle inicia com o esquema de expectativas representadas pelos padrões. Desse ponto de vista, o controle consiste em uma sucessão de passos, que tenciona ajudar a garantir que o desempenho real se molde ao planejado. Controles em grande quantidade requerem elevado número de funcionários e máquinas, consomem muito tempo e oneram os custos operacionais, sendo que, muitas vezes, nem são analisados.
O planejamento financeiro familiar é o processo que auxília as famílias a exercerem algum controle sobre os acontecimentos em sua vida e sobre os resultados, alcançando metas
As empresas que apresentam falta de recursos financeiros para cumprir seus compromissos devem, em primeiro lugar, buscar a origem dessa deficiência, que reside normalmente na má administração desses recursos, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, em Livro+DVD e Curso Online.
No planejamento familiar o dinheiro pode ser trabalhado de duas maneiras: aumentar e valorizar seu patrimônio ou investir e gerar dinheiro.
Se você está estudando matemática, seja para concursos ou não, chegou a hora de aprender a relação existente entre o fluxo de caixa das empresas e o que elas chamam de séries financeiras. “O termo fluxo de caixa é muito comum nos estudos financeiros e está intimamente ligado ao cotidiano das empresas. Como o próprio nome diz, ele se refere à movimentação
A missão é uma declaração única que representa a identidade da empresa, estabelecendo o seu propósito mais amplo; é a razão de existir da empresa no momento presente
Desde a fase do projeto da sua empresa, e em todo momento, você precisará ordenar as previsões de entrada de recursos financeiros, com as previsões de saída de dinheiro. Essa movimentação financeira se refere ao fluxo de caixa e deverá inclusive estar presente em seu plano de negócios. No plano de negócio, por sua vez, você precisará simular o funcionamento de sua empresa, com o maior realismo possível, em um esforço para antecipar o que acontecerá de fato após a inauguração.
O mercado-alvo é o segmento de mercado que a empresa se esforça para atender com o seu composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção), afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa. A empresa deve definir quem está dentro ou fora do segmento de mercado que pretende atender. Um segmento, por sua vez, precisa evidenciar um potencial atual ou uma necessidade potencial, ser economicamente acessível, reagir aos esforços de marketing e ser estável.
As funções administrativas de um administrador de empresas baseiam-se em dois princípios: planejar e organizar. “O planejamento, que envolve, além de decisões sobre objetivos, as definições de planos para alcançá-los; e a organização, que tem por objetivo distribuir recursos e atividades, visando atingir os objetivos propostos”, afirma Rúbia Fonseca, professora do Curso CPT Fundamentos da Administração.
Planejar é especificar os objetivos a serem atingidos pela empresa e decidir, antecipadamente, as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. “As empresas sólidas projetam consequências futuras a partir de decisões presentes e da análise de determinadas variáveis econômicas e tudo aquilo que irá influenciar o negócio”,