Desde a antiguidade, o homem dedica-se à pintura decorativa ao tentar imitar a ação do tempo nos elementos da natureza. Os egípcios foram um dos primeiros povos a desenvolver técnicas de pinturas criando texturas com cola e pigmentos com os quais pintavam paredes, móveis e objetos. Há mais de dois mil anos os chineses
Primeiramente, é necessário que o pintor analise se realmente vai precisar de promover uma mistura de cores. Dada a delicadeza desse processo é aconselhável que se evite trabalhar com mistura excessiva de cores. O hábito
A eficiência de uma operação de pintura ou repintura implica atenção para todas as fases de preparação e segurança do processo. Algumas regras básicas para se alcançar os melhores resultados
A pintura de flores naturais pode ser considerada a mais minuciosa de todas, visto que a grande preocupação do artista é atingir a aproximação máxima possível do que são as flores no estado natural. Para isso, o pintor
Você sabia que, por volta do ano de 1700, quando os portugueses migraram rumo às Minas Gerais, em busca de ouro e enriquecimento, muitos deles morriam de fome e com
Você já se perguntou por que as comidas mineiras não utilizam muito o sal como ingrediente? Porque ao ingerir comidas insossas, os mineradores tinham menos sede
É muito importante o uso dos materiais de segurança: luvas, avental, touca, máscara e óculos. Procure sempre trabalhar com roupas velhas, pois é comum sujá-las de tinta
Tinta látex não adere sobre tinta acrílica nem sobre esmalte. Ambas devem ser lixadas pelo menos até perderem o brilho e ficarem foscas antes de ser aplicado o látex
Uma combinação que dá impressão de limpeza e refrescância é o amarelo com azul. O verde, principalmente, é a cor do equilíbrio, pois está situado entre as cores mais quentes e frias do círculo. O verde-pastel, por exemplo, fica bem em qualquer
Ao escolher as cores de um ambiente, lembre-se de que a nossa percepção das cores depende da luminosidade que o espaço recebe. Uma sala sombria precisa de cor que a ilumine, uma sala com muita luz precisa de tons que a tornem mais aconchegante; o branco, por exemplo, chega a ser agressivo quando há muita luminosidade