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Educação consciente: melhor caminho para o aprendizado infantil

Enquanto na escola o objetivo da educação é formar as crianças para que elas se tornem aptas para viver em uma sociedade democrática, diversificada, dinâmica e para exercerem profissões no futuro, a educação infantil dentro de casa é um processo mais amplo e complexo, que abrange diversas finalidades. Segundo Bruno de Morais Cury, professor do Curso CPT Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança, “Educar consiste em ensinar para a vida, nos mais diversos aspectos: para interagir com as pessoas, se portar, adquirir disciplina, obter conhecimentos de uso prático no dia a dia e assimilar conhecimentos formais, que são ensinados na escola”.

Por que tem de ter aulas de educação física nas escolas?

Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças se apropriam de habilidades físicas, psíquicas e corporais indispensáveis para o seu desenvolvimento enquanto seres humanos. Nesse sentido, as instituições de educação infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios.

Segundo o Empirismo, como o ser humano adquire conhecimento?

Na visão empirista, o conhecimento é algo absorvido pelo ser humano por meio de seus órgãos dos sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato. Vem de fora da pessoa, entra e se instala independente da vontade dela. Em geral, essa forma de enxergar o conhecimento, muito comum entre o professorado, supõe o aprendizado como resultado de uma vivência.

Aprendizagem significativa - o conhecimento

O conhecimento não é achado ou descoberto como ouro e petróleo. O conhecimento é construído assim como automóveis e pirâmides. Ele não nasce com o indivíduo e nem pode ser dado como algo. Deve ser construído pela própria pessoa na interação com o meio social e físico que a cerca

Trânsito na educação infantil: conhecimentos do professor

Na educação para o trânsito, o professor deve atuar como mediador, conduzindo o educando à reflexão e à busca de diferentes soluções para os desafios propostos. Para desenvolver essa prática, o professor deve

Trânsito na educação infantil: objetivo geral

Você sabe qual é o objetivo geral da educação para o trânsito? A educação no trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação

Exterocepção, interocepção e propriocepção: você sabe o que são?

Estudos realizados por Jean Piaget sobre o desenvolvimento percepto-cognitivo serão tomados como base para este assunto. A percepção é o ato, efeito ou faculdade de perceber e adquirir conhecimentos através dos sentidos. “O ser humano possui capacidade de relacionar três níveis de percepção, de acordo com os estímulos que recebe”, afirma Rodrigo William Ferreira, professor do Curso a Distância CPT Educação Física Infantil , em Livro+DVD e Curso Online.

Líder que é líder compreende o comportamento humano

O ser humano é dotado de características próprias como personalidade, motivações, habilidades, conhecimentos, valores e expectativas em relação às demais pessoas e ao ambiente de trabalho. “As pessoas se comportam de formas diferentes e são influenciadas por fatores que totalizam o seu ser”, afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança, em Livro+DVD e Curso Online. Esses fatores são: psicológicos (traços de personalidade que são individuais), biológicos (traços hereditários como sexo e raça), sociais (ambiente social em que vive), e culturais (família, escola, religião).

Vai fabricar queijos? Conheça os tipos de coagulação do leite

Vai fabricar queijos? Conheça os tipos de coagulação do leite, a começar pela coagulação lática ou ácida que nada mais é que a coagulação obtida pela acidificação natural do leite ou por outros meios. “As bactérias láticas presentes degradam a lactose produzindo ácido lático, que reduz o pH do leite. Quando se alcança o ponto isoelétrico da caseína (pH = 4,6), o leite flocula e forma um gel”, explica Prof. Juliano Gomide Souza, do Curso CPT Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade. A adição de ácido lático torna a coagulação mais rápida e de mais fácil controle.

Meio ambiente: educação ambiental

A Educação Ambiental é um processo que busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento

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