A pele (cútis ou tês), em anatomia, é o órgão (junto ao cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos próximos, regulação da temperatura do corpo, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas. “A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado”
Você, estudante, tem se perguntado por que deve estudar Metodologia Científica? Onde ela fará a diferença em sua vida acadêmica? Pois bem, “uma das aplicações da metodologia científica é nos trabalhos acadêmicos para disciplinas da graduação”, afirma Prof.ª Viviane Gomes Lelis, do Curso CPT Metodologia Científica.
Para proporcionar uma ambiente propício à aprendizagem, o professor pode e deve adotar metodologias de ensino que promovam a autonomia e a interação entre os alunos. Para entender tanto os bons como os maus resultados na aplicação de diferentes metodologias de ensino, uma atividade escolhida poderia ser avaliada em relação a três pontos chaves
As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem. "Elas integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula, tendo como objetivo propiciar condições para que o aluno possa se apropriar dos conhecimentos propostos", afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos, em Livro+DVD e Curso Online.
Embora boa parte de nós, eventualmente, acompanhemos o desenvolvimento de um bebê, desde o seu nascimento, ou, pelo menos, conheçamos esse processo de forma indireta, damos pouca atenção à enorme lição sobre a forma como o aprendizado ocorre. E, o mais importante: equivocadamente, achamos que, a partir do momento em que a criança chega à escola, essa forma de aprendizado não ocorre mais.
Assoreamento é o processo de obstrução de um corpo d’água pelo acúmulo de substâncias minerais (argila, areia) ou orgânicas. Pode ser a causa de enchentes em rios e outros corpos d’água; no caso de nascentes, pode causar a diminuição da vazão e até o seu secamento, por obstrução do olho d’água.
A conservação dos corpos, humanos ou de animais, não é um procedimento recente. Já na antiguidade, há aproximadamente 4.500 anos, os egípcios usam a técnica da mumificação para conservar os corpos dos faraós após a morte. Nesses casos, apenas as vísceras e o material encefálico eram retirados dos corpos
Segundo Alessandra Sayegh Arreguy Silva, professora do Curso a Distância CPT Primeiros Socorros para Cães e Gatos - Parada Respiratória e Cardíaca, Desmaios, Estado de Choque e Convulsões, em Livro+DVD e Curso Online, "Convulsão é o resultado da descarga elétrica do cérebro para os músculos do corpo. O animal em convulsão não tem controle sobre o seu corpo, por isso, no momento de uma crise, ele pode vomitar, urinar, defecar, e ter espasmos musculares".
Os dentes, apesar de a aparência ser muito semelhante à dos ossos, são, na verdade, elementos pertencentes ao sistema digestório do corpo humano. Portanto, dentes não são ossos. Os dentes são, em geral, formados por cálcio, fósforo e outros minerais, enquanto os ossos são formados por cálcio, fósforo, sódio e outros minerais, além da existência de colágeno que é uma substância (proteína) existente nos ossos que lhes dão a característica de flexibilidade, muito importante na absorção de impactos.
O ser humano é dotado de características próprias como personalidade, motivações, habilidades, conhecimentos, valores e expectativas em relação às demais pessoas e ao ambiente de trabalho. “As pessoas se comportam de formas diferentes e são influenciadas por fatores que totalizam o seu ser”, afirma Dr. Edson Moura da Silva, professor do Curso a Distância CPT Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança, em Livro+DVD e Curso Online. Esses fatores são: psicológicos (traços de personalidade que são individuais), biológicos (traços hereditários como sexo e raça), sociais (ambiente social em que vive), e culturais (família, escola, religião).