Existem professores que, raras vezes, propõem a seus alunos o desenvolvimento de atividades em grupo e, mesmo assim, acabam não as implementando por meio de metodologias adequadas. Em geral, eles tendem, por exemplo, a formar grupos de trabalho homogêneos, reunindo os melhores alunos em um grupo, na esperança de que o bom desempenho esperado desses alunos sirva de exemplo para os demais alunos menos adiantados, que, em geral, constituem a maioria, em uma abordagem equivocada.
Nas escolas, muitas atividades podem ser desenvolvidas em pequenos grupos, sendo, inclusive, muito indicadas para turmas grandes, por viabilizar, estrategicamente, a participação individual dos alunos que, nas aulas tradicionais, dificilmente teriam oportunidade de participar. “Os trabalhos em grupos pequenos facilitam a avaliação da participação dos membros, considerando suas respectivas funções, nas diversas etapas do trabalho
Avaliar trabalho em grupo não é fácil porque muitas artimanhas podem desvirtuar o processo. Sempre tem um aluno que pega carona no trabalho dos colegas, outro que, ao contrário, carrega o trabalho sozinho, sendo difícil fazer um acompanhamento mais preciso da aprendizagem somente pelo produto final apresentado.
Segundo Brenner Lopes, professor do Curso a Distância CPT Estratégias para Desenvolvimento de Municípios, em Livro+DVD e Curso Online, "São funções do Núcleo Duro do Grupo Gestor, não exaustivas, e que devem variar em magnitude conforme os desafios e estrutura de cada Programa de Desenvolvimento Territorial:
O facilitador tem papel fundamental nos jogos. “É ele o profissional que irá conduzir a aplicação da dinâmica de grupo e, para isso, deve ter diversas competências e responsabilidades durante os processos”, afirma Solange Matilde Silva, professora do Curso CPT Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas.
Os alimentos são classificados em cinco grupos: alimentos do grupo 1: representado pelo leite e derivados, com exceção da manteiga e da nata; são os alimentos ricos em proteínas, cálcio, magnésio e vitaminas B2
O principal objetivo do método de ensino socializado é o trabalho em grupo, visando à interação social e mental que advém dessa forma de trabalhar. Por essa metodologia, a preocupação maior
Questionamento dos professores sobre métodos centrados nos estudantes a respeito da aprendizagem cooperativa: "Se eu passo uma tarefa para casa, marco uma apresentação ou projetos para grupos, alguns pegarão 'carona' recebendo nota por um trabalho que não fizeram"
Questionamento dos professores sobre métodos centrados nos estudantes a respeito da aprendizagem cooperativa: "Quando tentei trabalho em grupos em uma de minhas turmas, muitos dos estudantes não gostaram. Alguns poucos se
Devemos ficar atentos às porções de alimentos recomendadas ao consumo diariamente, conforme descrito a seguir: o grupo de carboidratos representa de 6 a 11 porções/dia; o grupo das verduras e dos legumes representa de 3 a 5 porções/dia; o grupo das frutas representa de 2 a 4 porções/dia;