Entre os fatores mais importantes da técnica de ferrageamento, estão a escolha correta da ferradura, o ajuste ao casco feito adequadamente e sua fixação executada, visando garantir que não caia e respeitando os limites da área de fixação. “Quanto mais o casqueador/ferrageador conseguir fazer seu trabalho, seguindo esses objetivos de maneira exata e precisa, maior será seu êxito na atividade”, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.
Segundo Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferragemanto de Cavalos, "O ferrageamento ou ferragem é a aplicação metódica de uma lâmina de ferro, alumínio ou aço presa por meio de cravos, na parte inferior do casco do equídeo, ou seja, borda palmar ou plantar, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé". Desta forma, depois de escolhida a ferradura, será necessário ajustá-la ao pé. Esse ajustamento compreende as seguintes fases:
Você sabe por que a ferradura utilizada em cavalos é considerada um amuleto? Na Grécia Antiga, a ferradura era considerada um amuleto porque era feita de ferro, elemento este que os gregos acreditavam ser um protetor contra o mal. Também a consideravam um amuleto devido ao formato que lembra a lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade
O que é o que é: massa frita dourada, inflada de ar, recheada e fumegante, de um palmo de altura e que faz o engravatado e o pé-descalço sentarem lado a lado em uma barraca montada sobre o asfalto? Se você respondeu que é um pastel, parabéns, você acertou! De meados do século 20 para cá, os pastéis viraram instituição gastronômica, consumida por gente de diferentes classes sociais - e países. Mas, uma coisa é certa: para fazer um pastel perfeito, gordinho, crocante, sequinho e bem dourado em casa, bastam apenas água, farinha, sal e um pouco de cachaça.
Se há diferença entre os cascos de um cavalo? Sim, há, afirma Dr. Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos.
Quando comparamos apenas as 26 e 29, o aro 29 apresenta vantagens, quando se pedala em estradões, sem trechos técnicos ou longos trechos de asfalto e busca-se performance. Já em pedal urbano, como de casa para o trabalho, onde se para muito em cruzamentos e semáforos, pode não ser interessante, pois a inércia é muito grande. O mesmo pode-se dizer para pedais em single tracks, em que se precisa de muita agilidade e ocorrem muitas frenagens com retomada de velocidade.
A tripa usada para a produção do paio deve ser uma tripa mais grossa, em torno de 32 a 34 mm. “O comprimento dos gomos, por sua vez, deve ser de aproximadamente 30 cm e devem ser amarrados individualmente, na forma de uma ferradura”, afirma Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos - Fabricação Artesanal e Escala Industrial.