Na educação para o trânsito, o professor deve atuar como mediador, conduzindo o educando à reflexão e à busca de diferentes soluções para os desafios propostos. Para desenvolver essa prática, o professor deve
Você sabe qual é o objetivo geral da educação para o trânsito? A educação no trânsito visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação
Como ainda não chegou a concepções claras das coisas que a cercam, suas expressões de arte podem na ter sentido para os que já pararam de crescer
Enquanto desenha, pinta e faz colagem, a criança está liberando suas emoções, suas fantasias, estabelecendo uma troca consigo mesma, com o outro e com o mundo. Cabe ao professor entender, estimular e criar um ambiente
O professor não deve jamais tentar avaliar uma experiência artística de uma criança. Ele deve procurar compreendê-la, pois aquilo que ela cria é uma expressão do que pensa ou do que sente.
É importante que o professor evite fazer interferências que comprometam a liberdade de expressão da criança. Um exemplo é utilizar desenhos prontos para colorir, pois com os contornos já delimitados, a criança é impedida
Um elemento importante que agrega valor à peça teatral infantil e de que as crianças gostam muito é a comicidade. Uma roupa extravagante, um nariz vermelho, alguns tombos, risos e interação com a plateia
Em sala de aula, a interferência do professor deve ser a de coordenador, utilizando sempre uma linguagem clara e simples, sem adiantar o que as crianças podem sugerir, indagar e comparar sozinhas
O professor, ao orientar as primeiras atividades de expressão da criança, no trabalho com o teatro, precisa considerar, antes de tudo, suas manifestações espontâneas, a única coisa que permitirá a ela exteriorizar a personalidade
A Educação Ambiental é um processo que busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento