A Educação Ambiental é um processo que busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento
Quando uma criança não está falando, embora já tenha idade para isso; não está se expressando bem, e age apenas aos gritos e com agressividade, ou tem muita insegurança; não está conseguindo fazer os exercícios da escola como esperado; ou, ainda, não consegue correr e brincar como as outras crianças, fique atento. Algo está bastante errado com ela.
A Gestão Ambiental é um conjunto de medidas e procedimentos definidos e quando aplicados da maneira correta reduzem e controlam os impactos da implantação de projetos sobre o meio ambiente. Além disso, esse processo busca a qualidade social dos empregados, com melhorias das condições de trabalho (segurança, higiene e saúde).
É bom lembrar que todo aterro sanitário deve ter um licenciamento ambiental, concedido por órgão governamental competente, que quase sempre são os Conselhos Estaduais de Política Ambiental da Secretaria Estadual de Meio-ambiente de seu Estado. Por exemplo, em Minas Gerais, há o COPAM-MG. E os projetos devem ser apresentados de acordo com a norma técnica da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, No 8.419 de março de 1984, observando-se as disposições da legislação ambiental pertinente.
Geralmente, a passagem para o peniquinho deve ser iniciada em torno de um ano e seis meses, quando a criança já tem horários relativamente regulares para evacuação, já tem a capacidade de compreender e nomear o que são fezes, e indica que as fraldas estão sujas, dizendo "cocô". Precedendo essa fase, a criança já identifica a sensação de ter o reto cheio de fezes e pede ou se dirige ao peniquinho.
Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, o organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos. Por isso, o sol é fundamental para a saúde da criança, que está em fase de crescimento ósseo.
"A vigilância ambiental se dedica às interferências nos ambientes físico, psicológico e social na saúde", explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Saúde Pública e Animal. As ações da vigilância ambiental privilegiam o controle da água de consumo humano, controle de resíduos e de vetores de transmissão de doenças (especialmente insetos e roedores).
É importante que o professor evite fazer interferências que comprometam a liberdade de expressão da criança. Um exemplo é utilizar desenhos prontos para colorir, pois com os contornos já delimitados, a criança é impedida
A criança tem pouca capacidade de concentração e com frequência comete erros em trabalhos escolares e provas por puro descuido; É comum a criança com TDA/H perder a atenção no que o professor está falando e ficar pensando em coisas não relacionadas à aula
Sugestões para se comunicar de forma adequada com as crianças: Use estímulos orais; Obtenha a atenção da criança antes de falar com ela