De maneira geral entendemos que, no caso do desenvolvimento territorial, a questão da "Inteligência" está muito próxima da conceituação de Inteligência Coletiva, dada por Lévy (2015, p. 26), que se refere a "uma inteligência distribuída por toda parte", tal é nosso axioma inicial, afirma Brenner Lopes, professor do Curso a Distância CPT Estratégias para Desenvolvimento de Municípios, em Livro+DVD e Curso Online. "Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo saber está na humanidade", ou na comunidade/território, como no caso específico da questão que tratamos aqui. Esse mesmo autor complementa: (…) é uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências", LÉVY, 2015, p. 26.
Segundo Brenner Lopes, professor do Curso a Distância CPT Estratégias para Desenvolvimento de Municípios, em Livro+DVD e Curso Online, "São funções do Núcleo Duro do Grupo Gestor, não exaustivas, e que devem variar em magnitude conforme os desafios e estrutura de cada Programa de Desenvolvimento Territorial:
O processo de ensilagem consiste em cortar o material plantado em partículas de 1 a 3 cm e colocá-lo no fundo do silo e, a cada camada de silagem, compactá-lo, o que poderá ser feito com pés humanos, de animais, pesos de socar ou tratores, lembrando que a forma mais prática é a utilização de tratores (com pneus limpos).
Os músculos Masseter e Pterigoideo são os músculos mastigatórios mais desenvolvidos no cavalo. “Esse desenvolvimento é resultado da extensa excursão lateral da mandíbula, associada à fase de impacto durante a mastigação”, afirma Prof. Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel, do Curso CPT Odontologia Equina a Campo.
Quando uma criança não está falando, embora já tenha idade para isso; não está se expressando bem, e age apenas aos gritos e com agressividade, ou tem muita insegurança; não está conseguindo fazer os exercícios da escola como esperado; ou, ainda, não consegue correr e brincar como as outras crianças, fique atento. Algo está bastante errado com ela.
Enquanto na escola o objetivo da educação é formar as crianças para que elas se tornem aptas para viver em uma sociedade democrática, diversificada, dinâmica e para exercerem profissões no futuro, a educação infantil dentro de casa é um processo mais amplo e complexo, que abrange diversas finalidades. Segundo Bruno de Morais Cury, professor do Curso CPT Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança, “Educar consiste em ensinar para a vida, nos mais diversos aspectos: para interagir com as pessoas, se portar, adquirir disciplina, obter conhecimentos de uso prático no dia a dia e assimilar conhecimentos formais, que são ensinados na escola”.
A cana tem como subproduto, de maior expressão, o bagaço, que pode representar até 30% da cana moída. No bagaço, restam poucos constituintes da cana, sendo a fibra e o açúcar os mais comuns. O bagaço obtido da moagem da cana inteira, ou seja, cana esmagada, contém mais açúcar do que o bagaço oriundo da cana que foi picada antes de ser moída.
As aves são evisceradas e preparadas para consumo pela remoção da cabeça, vísceras, pés, papo e pulmões da carcaça depenada. Essa operação inclui a coleta de miúdos, sendo necessária a limpeza da moela, do coração e do fígado. Nessa etapa, as aves também são inspecionadas pela inspeção federal para verificação da sanidade.
As plantas são compostas de raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. "É a partir do trabalho conjunto e harmônico entre suas partes que as plantas se desenvolvem com sucesso", afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Como Montar um Viveiro de Plantas Ornamentais, em Livro+DVD e Curso Online. Para entendermos melhor como se dá o desenvolvimento das plantas, é preciso conhecer sua estrutura e como funciona cada parte que a compõe. Vamos a elas:
A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças. A brincadeira é conhecida também como sapata, macaca, academia, jogo da pedrinha e pula-macaco, e constitui-se, basicamente, em um diagrama riscado no chão, que deve ser percorrido, seguindo-se algumas regras preestabelecidas.