As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem. "Elas integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula, tendo como objetivo propiciar condições para que o aluno possa se apropriar dos conhecimentos propostos", afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos, em Livro+DVD e Curso Online.
Para proporcionar uma ambiente propício à aprendizagem, o professor pode e deve adotar metodologias de ensino que promovam a autonomia e a interação entre os alunos. Para entender tanto os bons como os maus resultados na aplicação de diferentes metodologias de ensino, uma atividade escolhida poderia ser avaliada em relação a três pontos chaves
O objetivo do ensino por fichas é individualizar o ensino. É desenvolvido, basicamente, dividindo o conteúdo a ser trabalhado em fichas, as quais servirão par direcionar o aluno durante o seu estudo
Você, estudante, tem se perguntado por que deve estudar Metodologia Científica? Onde ela fará a diferença em sua vida acadêmica? Pois bem, “uma das aplicações da metodologia científica é nos trabalhos acadêmicos para disciplinas da graduação”, afirma Prof.ª Viviane Gomes Lelis, do Curso CPT Metodologia Científica.
O principal objetivo do método de ensino socializado é o trabalho em grupo, visando à interação social e mental que advém dessa forma de trabalhar. Por essa metodologia, a preocupação maior
Os métodos de ensino socioindividualizado buscam equilibrar a ação grupal e o esforço individual, procurando promover, ao mesmo tempo, a adaptação do ensino ao educado individualmente e a promoção
Vantagens da divisão do estudo autônomo em pequenas etapas, distribuído em fichas: fixação do conteúdo mais efetiva; desenvolvimento de estudos de reforço com maior facilidade; possibilidade de vislumbrar em um horizonte de tempo mais curto a conclusão da tarefa
Para implementar o estudo por fichas, o professor deve fazer com que os alunos trabalhem de forma independente, estudando cada parcela do conteúdo. Ele só deverá passar para a ficha seguinte depois de completar o trabalho com a ficha atual
Embora boa parte de nós, eventualmente, acompanhemos o desenvolvimento de um bebê, desde o seu nascimento, ou, pelo menos, conheçamos esse processo de forma indireta, damos pouca atenção à enorme lição sobre a forma como o aprendizado ocorre. E, o mais importante: equivocadamente, achamos que, a partir do momento em que a criança chega à escola, essa forma de aprendizado não ocorre mais.
Questionamento dos professores sobre métodos centrados nos estudantes a respeito da aprendizagem cooperativa: "Se eu passo uma tarefa para casa, marco uma apresentação ou projetos para grupos, alguns pegarão 'carona' recebendo nota por um trabalho que não fizeram"