Para que os alunos com deficiência se interessem pelas aulas, o professor deve adaptar o seu modo de transmitir os conteúdos e a forma de expressão. Segundo Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online, "Não podemos deixar de salientar que a forma de ministrar o conteúdo sugerido pelos estudiosos do movimento inclusivo, e que é colocada em prática e posteriormente intitulada como experiência bem sucedida de inclusão, é excelente para a turma".
Para implementar o estudo por fichas, o professor deve fazer com que os alunos trabalhem de forma independente, estudando cada parcela do conteúdo. Ele só deverá passar para a ficha seguinte depois de completar o trabalho com a ficha atual
O objetivo do ensino por fichas é individualizar o ensino. É desenvolvido, basicamente, dividindo o conteúdo a ser trabalhado em fichas, as quais servirão par direcionar o aluno durante o seu estudo
Número excessivo de alunos - Quando o número de alunos é muito grande, fato comum no ensino brasileiro, a aula expositiva torna-se o recurso mais fácil para o professor e para a escola.
Existem professores que, raras vezes, propõem a seus alunos o desenvolvimento de atividades em grupo e, mesmo assim, acabam não as implementando por meio de metodologias adequadas. Em geral, eles tendem, por exemplo, a formar grupos de trabalho homogêneos, reunindo os melhores alunos em um grupo, na esperança de que o bom desempenho esperado desses alunos sirva de exemplo para os demais alunos menos adiantados, que, em geral, constituem a maioria, em uma abordagem equivocada.
Embora o ensino através de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) seja o método oficial para garantir a aquisição do conhecimento por parte do surdo, não é preciso ser especialista no assunto para fornecer recursos que de fato garantam a aprendizagem deles. "O aluno surdo deve frequentar as turmas comuns e, de preferência, em um contraturno, deve frequentar a sala de recursos onde um professor especializado deve desenvolver as habilidades do mesmo através do ensino de LIBRAS"
Visão apriorista acerca do conhecimento, você sabe o que é? Você sabe o que pensam e como pensam os professores aprioristas sobre a formação do conhecimento individual dos alunos? Você sabe em que ela acarreta? Pois bem, para aqueles que não sabem, a visão, conhecida como apriorista, é oposta à proposta pelo empirismo. Apriorismo, também conhecido como inatismo, é nome que se dá à crença de que já existe algo inato ou programado na bagagem genética hereditária de cada ser humano, que depois amadurecerá, em determinadas etapas, até que a pessoa desenvolva, a partir dessa base, o conhecimento. Por essa ótica, como a base já está feita em cada pessoa, o mundo exterior acaba tendo função menor, simplesmente de abastecer o indivíduo com conteúdo, de forma que o conhecimento se faça, então, existir.
Faça da arrumação de cama um hábito! Assim, sua cama se tornará convidativa para a próxima noite de sono e você sentirá uma sensação de frescor, limpeza e organização a cada vez que entrar no quarto
Reserve alguns minutos do seu dia para colocar em ordem tudo o que estiver acumulado. Esses minutos diários dedicados à organização são suficientes para resolver tudo o que ficou pendente no dia anterior
A imitação é um jogo de representação e consiste num conjunto de fichas de gravuras plastificadas com figuras, onde a criança deverá imitar com gestos e sons o que consta na carta. Fazer fichas de cartolina ou papel