Até pouco tempo atrás, a venda de mercadorias era feita em estabelecimentos equipados com balcões de vendas, ficando de um lado os atendentes, e do outro os clientes. Era nesse balcão que os clientes tinham contato com o que desejavam adquirir. Era também onde ocorriam as negociações e, eventualmente, as vendas. "Posteriormente, esse sistema de atendimento sofreu uma grande evolução dando origem aos sistemas de autoatendimento, como são atualmente as livrarias, os supermercados, as farmácias, e muitos outros mais", afirma Thiago Richter Bacchin, professor do Curso a Distância CPT Como Aumentar as Vendas pela Internet, em Livro+DVD e Curso Online.
Você sabia que as pesquisas indicam que a maior parte de prospectos, ou seja, novos clientes, são por indicação? “Se você trabalha o cliente para o qual vendeu, acompanha, faz pós-venda e se informa sobre sua satisfação, ele vai te indicar a outros clientes porque gostou de seu atendimento”, afirma Gregório Ventura, professor do Curso CPT Gestão de Pessoas em Vendas.
A criação de um site na internet é apenas o começo para aqueles que pretendem aumentar suas vendas. É fato afirmar, que muitas pessoas imaginam que para realizar vendas pela internet basta oferecer os seus produtos ou serviços em um site e esperar que os clientes cheguem até eles. Para alcançar o sucesso nas vendas, concorrendo com empresas de todos os quatro cantos do mundo, alguns fatores devem ser estudados com muito critério.
A compra se justifica pela venda, e não pela estocagem. A empresa só deve comprar as mercadorias que vai vender num período estipulado, para não comprometer o seu capital de giro. “Quando existe este equilíbrio entre a compra e a venda, a empresa mantém um estoque ajustado às suas necessidades de venda”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Administração Financeira na Pequena Empresa, em Livro+DVD e Curso Online.
De acordo com Gregório Ventura, professor do Curso CPT Gestão de Pessoas em Vendas, “O pós-venda é um processo de aprendizado e de melhoria contínua das relações da empresa com o cliente”. Em outras palavras, ao verificar se o cliente está satisfeito com o seu produto e,ou serviço, o comerciante e o atendente:
As boas práticas de manipulação de alimentos frescos assegura a qualidade do produto final e aumenta a sua durabilidade. Ao seguir corretamente cada etapa do processamento, evita-se uma série de problemas e defeitos no produto, principalmente a contaminação por microrganismos. No caso dos picles, os legumes devem ser manipulados conforme os parâmetros de higiene.
No telemarketing ativo, a empresa liga para o cliente em potencial. No que diz respeito à venda, trata-se de um tipo muito eficaz para alcançar clientes que precisam de determinado produto ou serviço, mas não tomam
Confira a receita dessa sobremesa feita com uma deliciosa iguaria típica brasileira: a tapioca. A receita é simples e pode ser servida em forma de sobremesa ou de lanche. Ingredientes: 1 litro de leite; 180 gramas de tapioca; 360 gramas de açúcar; 120 gramas de coco ralado fresco; 6 ovos
A definição do preço de venda de um produto é um valor desejado de preço com o qual a mercadoria será colocada à disposição do mercado para que a empresa obtenha o lucro pretendido. Entretanto, sabe-se que o mercado e as características da empresa determinam o preço possível, devido a exigências governamentais, a custos de aquisição das mercadorias, ao nível de atividade da empresa e à remuneração do capital investido no negócio, ou seja, ao lucro.
Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT administração Financeira na Pequena Empresa, "A definição do Preço de Vendas (PV) é um valor desejado de preço com que a mercadoria será colocada à disposição do mercado para que a empresa obtenha o lucro pretendido". Sabe-se, todavia, que o mercado e as características da empresa são quem determina o preço possível, manifesto em exigências governamentais, custos de aquisição das mercadorias, nível de atividade da empresa e a remuneração do capital investido no negócio (lucro).