Os princípios de avaliação na Sala de Aula Invertida são os mesmos que seriam utilizados em outras atividades, claro, considerando a avaliação como um fator que contribui com a aprendizagem, indicando suas falhas, tanto do lado do professor como do aluno. “A avaliação deve ser feita tanto como caráter qualitativo como quantitativo. Vem daí a necessidade de que, durante a aula, os professores devam observar e dar feedback, além de avaliar, continuamente, o desempenho dos alunos”
A liderança em sala de aula coloca os alunos ao mesmo tempo como o seu público e a sua equipe. Você deve exercer seu poder de liderança para despertar e estimular o potencial de cada estudante, fazendo deles grandes parceiros na aula apresentada. Sendo líder, procure manter as quatro grandes qualidades
Número excessivo de alunos - Quando o número de alunos é muito grande, fato comum no ensino brasileiro, a aula expositiva torna-se o recurso mais fácil para o professor e para a escola.
Para que os alunos com deficiência se interessem pelas aulas, o professor deve adaptar o seu modo de transmitir os conteúdos e a forma de expressão. Segundo Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online, "Não podemos deixar de salientar que a forma de ministrar o conteúdo sugerido pelos estudiosos do movimento inclusivo, e que é colocada em prática e posteriormente intitulada como experiência bem sucedida de inclusão, é excelente para a turma".
Os estudantes estão mais descansados e receptivos nos primeiros minutos da aula. Portanto, esse tempo é o que você tem para cativá-los, e reter atenção, e é isso que eles esperam. Caso isso não aconteça, pode esperar que a indisciplina vai tomar conta da sala
Para o aluno, a aula expositiva é um grande desafio ao envolvimento. Na maior parte do tempo, um monólogo do professor. Algumas vezes, um ou mais alunos podem até formular perguntas, mas, como estas perguntas, geralmente, não estão previstas no plano de aula, acabam se tornando um elemento que tende a desviar o professor de seu maior objetivo que é cumprir todo o conteúdo da matéria semestral durante as aulas programadas.
Muitos professores trabalham com folclore na sala de aula de forma inadequada. Isso se tornou comum na maioria das escolas do país. Entretanto, adotar esse tipo de atitude é um sério problema, pois os alunos não aprendem a vislumbrar o nosso folclore como cultura popular brasileira
Atualmente, as crianças são cada vez mais ativas e curiosas, pois vivem em um mundo cercado de tecnologia. Aulas expositivas tradicionais em que o professor passa enormes textos no quadro negro para que os alunos possam copiar, já estão muito ultrapassadas. A ordem agora é inovar. E isso não quer dizer que seja necessário fazer coisas mirabolantes.
Você, professor, costuma utilizar recursos audiovisuais em suas aulas? Eles são um importante elemento da didática. Na sala de aula, ajudam a superar o problema do verbalismo dos professores, ou seja, a oferta de conhecimentos
Com a volta às aulas, as dinâmicas podem ajudar a um recomeço tranquilo e gradativo das atividades escolares. Afinal todos devem se sentir bem no ambiente escolar, independentemente de serem alunos novos ou antigos. E os jogos colaborativos entram como mecanismos interativos capazes de desenvolver as crianças nas esferas social, emocional e pessoal.