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Dicas para ajustar as ferraduras dos cavalos

Segundo Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferragemanto de Cavalos, "O ferrageamento ou ferragem é a aplicação metódica de uma lâmina de ferro, alumínio ou aço presa por meio de cravos, na parte inferior do casco do equídeo, ou seja, borda palmar ou plantar, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé". Desta forma, depois de escolhida a ferradura, será necessário ajustá-la ao pé. Esse ajustamento compreende as seguintes fases:

Correção de aprumos e ferrageamento de cavalos: o que é o ferrageamento

Você sabe o que quer dizer ferrageamento? É a aplicação metódica de uma lâmina de ferro, alumínio ou aço presa por meio de cravos

Qual ferradura escolher para o meu cavalo?

Entre os fatores mais importantes da técnica de ferrageamento, estão a escolha correta da ferradura, o ajuste ao casco feito adequadamente e sua fixação executada, visando garantir que não caia e respeitando os limites da área de fixação. “Quanto mais o casqueador/ferrageador conseguir fazer seu trabalho, seguindo esses objetivos de maneira exata e precisa, maior será seu êxito na atividade”, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.

Correção de aprumos e ferrageamento de cavalos: amuleto

Você sabe por que a ferradura utilizada em cavalos é considerada um amuleto? Na Grécia Antiga, a ferradura era considerada um amuleto porque era feita de ferro, elemento este que os gregos acreditavam ser um protetor contra o mal. Também a consideravam um amuleto devido ao formato que lembra a lua crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade

Bleima em cascos de cavalos: como tratar

A bleima é um processo de mortificação com manifestações hemorrágicas ou inflamatórias do tecido, logo abaixo da camada externa do casco na região dos talões, produzidos por compressões ou contusões, devido ao mau ferrageamento ou por compressão da apófise retrossal da 3ª falange, que nos pés encastelados se desenvolve para trás, à maneira de uma cunha.

Tire sua dúvida: há diferença entre os quatro cascos de um cavalo?

Se há diferença entre os cascos de um cavalo? Sim, há, afirma Dr. Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos.

Quando e como o pé de um cavalo está em aprumo perfeito, você sabe?

Quando e como o pé de um cavalo está em aprumo perfeito, você sabe? Não? Saiba, então, que o pé está em aprumo perfeito, quando o eixo do casco e o eixo da quartela, de lado e de frente, estiverem no mesmo pronlongamento em linha reta. “É só traçar uma linha imaginária que vai da quartela até o casco”, afirma Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos, em Livro+DVD e Online. Este é o eixo do pé ou do eixo digital.

Você sabia? Quanto mais mamam os potros, mais desvios de aprumo!

Uma causa muito frequente dos defeitos de aprumo é quando os potros mamam na égua até uma idade muito avançada, de modo que, ao forçarem a posição de mamar, provocam vários desvios. “Por isso, o potro deve ser desmamado entre os 4 e 6 primeiros meses de idade. Em animais jovens, esses defeitos poderão ser corrigidos com a aparação dos cascos que deve ser feita antes do ferrageamento”

Cavalo com pé encastelado. O que é isso e como tratar?

O encastelamento é um processo de atrofia do pé, caracterizado pela diminuição do seu volume, ou por um estreitamento em qualquer de seus diâmetros. O encastelamento pode ser total ou parcial. O parcial pode ser parietal, afetando o bordo superior, a parte média, o bordo inferior, e pode ser plantar.

Aprumo perfeito no levantar dos pés de cavalos. O que isso significa?

O pé levantado é considerado aprumo quando os talões estão no mesmo plano. Isso pode ser natural ou conseguido com a aparação, o que significa no mesmo plano. “É uma linha imaginária, transversal, passando pelas extremidades desses talões. Essa linha deverá ser perpendicular ao eixo imaginário do casco”

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