A princípio, imaginar uma criança que não possa enxergar, falar, ouvir, locomover-se ou interagir socialmente da forma padrão à qual estamos habituados pode aparentar uma imensa dificuldade. No entanto, conhecendo a sua realidade, aprendemos a encarar a deficiência, aceitá-la e ver que a criança pode desenvolver muitas atividades e atingir outras dimensões do desenvolvimento, compensando de forma significativa em outra área, que geralmente se sobressai.
Entre 1 e 2 anos, as mudanças intelectuais e comportamentais por que passam os bebês são mais evidentes. Eles querem explorar tudo ao seu redor e se movimentar bastante, sendo a sua principal tarefa aprender a coordenar a musculatura do corpo para andar. Aos 15 meses, eles passam a imitar tudo o que observam, portanto, comportamentos agressivos e nervosos, por exemplo, não são bons exemplos de conduta.
Assim que você escolheu como profissão ser babá, você também escolheu participar da educação da criança em todos os seus aspectos. É preciso ter tranquilidade e ser paciente para educá-la. Dialogar é muito mais eficiente do que impor as coisas à criança, mas, para isso, é preciso conhecer como funciona o comportamento da criança, estabelecendo regras e limites.
Pets e crianças. Essa relação gira em torno de mitos e receios por parte de algumas pessoas. Muitos pais de primeira viagem dão seus bichinhos de estimação, com a chegada do bebê. Eles desconhecem os inúmeros benefícios da companhia de um pet para a criança.
A educação infantil compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, período onde elas passam pela primeira etapa da educação básica. Nessa fase, o objetivo é desenvolver nas crianças não só a cognição, mas também a parte física e a parte socioemocional. Pode ser dividida em dois momentos: a creche, que recebe crianças de 0 a 3 anos, e a pré-escola, que recebe crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.
Lidar com a criança é um processo contínuo. A comunicação com a criança abrange palavras, ideias e amor entre as pessoas. Esta forma de comunicação abrange tudo o que falamos e de que maneira falamos. Comunicamo-nos com olhares de reprovação ou com sorrisos, com ações, tapas ou abraços, com silêncio, bem como com palavras amáveis ou indelicadas. Ou seja, o adulto tem dificuldade de comunicar-se com a criança, principalmente quando essa comunicação envolve tanto os seus sentimentos como os da criança.
Na creche, o cuidar e o educar andam juntos e a principal atividade da criança deve ser brincar, pois, além do lazer, a brincadeira deixa a criança feliz e desenvolve a inteligência. Mesmo as crianças menores devem ser estimuladas por meio de brincadeiras o tempo todo. Portanto, uma das maiores habilidades da recreadora deve ser sua criatividade e o seu jeito de saber brincar com as crianças e apartar rusgas o tempo todo, sem melindrar nenhuma criança, aproveitando sempre esses momentos, para educar e conversar com firmeza e carinho, pois nessas horas é que se reconhece a boa educadora.
A principal atividade da criança na creche é brincar. As crianças são estimuladas por meio de brincadeiras, o tempo todo, portanto, a recreadora deve saber brincar, demonstrar habilidade nesse fazer, aproveitando sempre os momentos para educar a criança, conversar com ela com firmeza e carinho.
Nos primeiros dias na creche, a criança poderá estranhar um pouco, ficando irritada ou insegura. Mesmo assim, é fundamental que os pais evitem compensar a ausência com excesso de proteção, pois a criança poderá se sentir mais ansiosa ainda. Quanto ao tempo necessário para a adaptação, faz-se necessário esclarecer que este período é diferente, varia de criança para criança, é único, e deve ser avaliado individualmente. Além disto, o período de adaptação deverá ser constante, evitando ser interrompido, regado de muito amor e carinho por parte de todos os envolvidos no processo, ou seja, os colaboradores da creche e os pais.
Uma das principais funções que você deve desempenhar como babá é garantir a segurança da criança, pois você é a principal responsável pela integridade física dela na ausência dos pais. Os tipos de acidentes mais comuns entre as crianças variam conforme a idade e o estágio de desenvolvimento delas. Por isso, todo cuidado é pouco.