É fundamental que o empreendedor que está interessado em entrar nesse ramo como em qualquer outro, deva estar disposto a trabalhar muito e tenha recursos financeiros suficientes para que possa adquirir os equipamentos e as instalações e para suportar o início das atividades até que a empresa comece a ter lucro. É o que chamamos de capital de giro. “Nesse ramo, o lucro só ocorre a partir do terceiro ano em que a empresa já tenha sido montada, dependendo de como ela é administrada e da sua equipe de vendas”, afirma Denise Andrade Khoury, professora do Curso a Distância CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados, em Livro+DVD e Curso Online.
Algumas dicas são essenciais para que o congelamento dos alimentos não altere as suas propriedades. Vejamos: Escolher só alimentos de primeira qualidade; Congelar alimentos no período da sua safra; Não perder tempo (alimentos frescos, de primeira qualidade, devem ser congelados imediatamente); Não cozinhar senão no tempo mínimo necessário; Esfriar os alimentos antes de congelá-los; Embalar convenientemente os alimentos; Abrir, o menos possível o seu freezer (não demorar com a porta aberta); Não colocar o freezer em local onde bate sol ou perto de forno e fogão.
Fazer follow up de vendas significa dar continuidade ao relacionamento com o cliente durante a venda e no pós-venda. Na verdade, trata-se do acompanhamento das transações entre cliente e empresa para atender a possíveis solicitações do cliente ou apresentar as vantagens dos produtos ou serviços da empresa.
À base de nitrogênio. O congelamento à base de nitrogênio dá aos congelados a aparência mais próxima possível da natural, porém apresenta um alto custo devido à sofisticação de sua tecnologia. É normalmente utilizado, quando se processam maiores quantidades de alimentos, pois acarreta maior rapidez, o que é essencial no processo. Trata-se de uma câmara frigorífica, entretanto, para essa aplicação, o equipamento de refrigeração é superdimensionado, pois a quantia de calor contida no produto será retirada em um curto espaço de tempo (corrida).
Imagine que o dono de um animal comprou uma cama nova para ele em seu pet shop. Quando chegou em casa, viu que o bichinho não cabia na cama, ou que ela seria rapidamente perdida, já que a raça dele é de rápido crescimento. Muitas empresas diriam, simplesmente, que esse é um problema do cliente; que tivesse medido, antes, o tamanho do pet para não fazer confusão na compra.
As despesas variáveis são proporcionais à receita e incidem diretamente sobre o preço de venda. Em função dessa proporcionalidade, sua apropriação é relativamente simples, para efeito de formação do preço de venda. As despesas variáveis ocorrem somente quando se realiza uma venda, independente da data de recebimento da fatura, no caso da venda a prazo. As despesas fixas caracterizam-se por manter certa independência com relação à geração de receita, ou seja, não existe uma relação de proporcionalidade com as vendas. Se as vendas aumentam, as despesas fixas podem ficar constantes ou apresentar uma pequena variação, para mais ou para menos.
Uma padaria dá ou não dá lucro? Esta é a pergunta que muitos empreendedores se fazem todos os dias, sejam eles iniciantes no ramo da panificação ou não. A resposta a esta pergunta está na forma de gestão e administração da empresa, ou seja, se bem gerida, a padaria tende ao caminho do lucro e se mau administrada ela apresentará queda constante da lucratividade e, portanto, fracassará. A preocupação dos empreendedores com relação a queda da lucratividade é mesmo válida, visto que o mercado, cada vez mais dinâmico, concorrido e implacável, exige não só produtos de boa procedência e qualidade, como excelência no atendimento e na prestação de serviços. Neste sentido, tudo tem de ser perfeito, já que o menor erro ou um pequeno descontentamento é o suficiente para que os clientes troquem a sua padaria pela do concorrente. Além disto, a situação fica ainda pior quando o empresário percebe que apesar de fazer o seu melhor, sua panificadora apresenta uma lucratividade cada vez menor. Neste caso, são muitas as variáveis que devem ser levadas em consideração. Entre elas, destacam-se:
A salga é uma combinação que visa à preservação do peixe pelo sal comum, tendo início na sua lavagem e evisceração, finalizando com a embalagem do produto salgado. “O princípio básico do processo da salga é a remoção de água dos tecidos e a sua parcial substituição por sal, visando diminuir ou até mesmo impedir a decomposição do pescado, seja pela autólise, seja pela ação dos microrganismos”
Atualmente, a maioria das pessoas trabalha fora, o que as leva a buscar a praticidade da vida moderna. O mesmo vale para os que moram sozinhos e preferem os alimentos congelados por sua praticidade. Por isso, o mercado de alimentos congelados tem crescido muito, tornando-se um grande negócio para quem quer investir nesse ramo. Atualmente, o mercado de congelados tem potencial para movimentar bilhões. Daí ser este um excelente negócio.
Conheça algumas estratégias de vendas direcionadas ao telemarketing. Observe estas informações, pois podem ser um diferencial para sua empresa. Alguém já o convenceu a comprar alguma coisa que você sabia que nunca usaria? Como fizeram isso? Você queria comprar alguma coisa a mais? Você tem um bom relacionamento com os clientes?