Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim, deve. “O teatro na Educação Infantil é muito mais um grande jogo dramático, em que, brincando, as crianças exercitam outros tons de voz, testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso CPT Teatro na Educação Infantil.
A formação do ser humano recebe muita influência dos meios onde ele vive. A família, os amigos e a escola são agentes determinantes para nossa cidadania. É no contato com eles que aprendemos os parâmetros e conseguimos distinguir o que é certo e o que é errado, e talvez o professor seja o principal disseminador dos valores humanos.
Ser professor não é uma tarefa fácil, qualquer atitude que ele tomar, estará errado. São muitas as situações onde professor sempre é o culpado. E, se ele é o culpado, nada deu certo em relação à aprendizagem do aluno. Daí a cobrança e a dificuldade em ser um bom professor. Sendo assim, “a pessoa com ambição de crescer na vida, de conduzir da melhor forma o seu trabalho, ampliando o seu domínio como coordenador, líder, consegue atrair olhares para o seu fazer e torna-se exemplo”, afirmam os professores Marcelo Henrique de Mello do Curso CPT de Como se Tornar um Professor de Sucesso.
Ao fazerem um trabalho de pesquisa na internet, os alunos precisarão de orientações para que possam reduzir o tempo perdido e para que os resultados sejam mais satisfatórios. Para isso, o professor deverá coordenar as pesquisas de forma a atingir objetivos específicos, monitorando cada etapa das pesquisas. Deve-se fazer, previamente, uma busca sobre o tema que irá propor aos alunos, identificando possíveis problemas que venham a ocorrer ou elementos que possam dificultar a obtenção de resultados, ou mesmo direcionar os alunos a caminhos inadequados.
Constantin Stanislavski foi um ator russo que nasceu em 1863 e morreu em 1938. Foi um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou, criador do Sistema Stanislavski de atuação, ainda hoje fundamental para a arte do ator. "Trazer as técnicas de preparação de um ator, criadas por Stanislavski para a preparação do professor, vai colaborar para melhorar ainda mais o seu treinamento", afirma Jeane Doucas, professora do Curso a Distância CPT Técnicas de Ator para Professores, em Livro+DVD.
Hoje, 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor. Trata-se de uma forma singela e respeitosa de homenagear o profissional, que não somente compartilha conhecimentos como também pode transformar a vida dos alunos. Entretanto, a vida de professor não é nada fácil. Ser professor requer perfil e atributos tais que direcionem a própria carreira rumo ao sucesso e à realização profissional.
Embora montar escola infantil seja um negócio promissor e rentável, a concorrência é acirrada. Nesse contexto, torna-se fundamental se destacar dentre as demais. Para isso, é importante um forte diferencial competitivo. Falamos da tríade estrutura, segurança e metodologia, todos determinantes para a consolidação da empresa no mercado. E o planejamento aparece como estratégia de sucesso.
A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços e reconhecimento. A partir da Constituição Federal de 1988, o atendimento à criança de zero a seis anos passou a ser um dever do Estado e um direito da criança (Artigo 208, inciso IV).
Uma preocupação dos sistemas de ensino, especialmente dos municipais, são as crianças de zero a seis anos, considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-1996). Desde logo, vêm as perguntas: Quem cuida? Quem educa? O mesmo profissional ou profissionais diferentes? A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços, exigências e reconhecimento, sendo a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até aos seis anos de idade.
Para apoiar o professor da educação infantil no desenvolvimento de suas atividades, particularmente na elaboração das aulas envolvendo educação ambiental, a professora Gínia César Bontempo do Curso CPT de Educação Ambiental Infantil, diz que: ''O trabalho da educação ambiental, nesse estágio do desenvolvimento, deverá ser levado adiante com base na realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade e responsabilidade''.