Conheça algumas estratégias de vendas direcionadas ao telemarketing. Observe estas informações, pois podem ser um diferencial para sua empresa. Alguém já o convenceu a comprar alguma coisa que você sabia que nunca usaria? Como fizeram isso? Você queria comprar alguma coisa a mais? Você tem um bom relacionamento com os clientes?
O operador de telemarketing trabalha em Call Center, local com diversos computadores dispostos sobre bancadas e telefones para contatar clientes. A carga horária diária de trabalho pode variar de meio período para período integral. Geralmente, a remuneração tem como base o volume de vendas e as metas alcançadas pelo profissional.
O atual mercado de trabalho vem exigindo profissionais com muitas habilidades, que tenham capacidade de exercer várias funções ao mesmo tempo. Com o telemarketing, não é diferente. No telemarketing, um operador conversa com os clientes, faz anotações e digita no computador, tudo ao mesmo tempo. Muitas vezes, enquanto está conversando, busca por produtos característicos ou dados de que o cliente precisa.
O telemarketing é a técnica de vendas que mais cresce no mundo e, acredite, seu campo de atuação é tão vasto que até mesmo no segmento de hotelaria é possível fazer uso desta poderosa ferramenta de comunicação. Neste caso específico, o TLMK atuará sob a forma de uma comunicação comercial, via telefone, promovendo o contato direto com os clientes, efetivos ou potenciais, para fazer a apresentação, a venda ou uma pesquisa sobre produtos e, ou serviços oferecidos pelo hotel. Também, pode ser usado na pós-venda, para obter informações que permitam avaliar o grau de satisfação dos mesmos. Se elogiado, vanglorie-se; se criticado, melhore a qualidade do produto ou prestação de serviços, pois, em se tratando de hotelaria, clientes satisfeitos é sucesso garantido! Constata-se aqui, então, a grande importância de se manter um serviço de TLMK em um empreendimento hoteleiro.
Gerenciar um telemarketing é uma tarefa complexa e, por assim ser, o gerente deve ter a consciência da responsabilidade que tem nas mãos: comandar o destino da empresa e das muitas pessoas que compõem sua equipe. O gerente do TLMK deve possuir, principalmente, visão estratégica e vislumbrar sempre novas possibilidades. Ele precisa conhecer o mercado e desenvolver a capacidade de prever como ele estará daqui a dois ou três anos, bem como precisa conhecer bem os clientes e saber o que eles pensam e querem. Ao mesmo tempo, ele precisa ousar e correr riscos para renovar e crescer sempre. É fundamental esclarecer, que quando se trabalha com TLMK, a todo o momento, surgem novos desafios e é preciso buscar estratégias de supervisão, gerenciamento e motivação da equipe. Essa atividade exige esforço contínuo, estudo permanente, muita criatividade e uma verdadeira obsessão por resultados.
Ana Paula Andrade, professora do Curso CPT Capacitação de Operadores de Telemarketing, afirma que uma das ferramentas mais eficazes e estratégicas na aproximação para coleta de informações e venda de produtos e serviços ao público são os call centers, popularmente conhecidos como telemarketings.
Telemarketing é a promoção ou venda de produtos e serviços por meio do telefone. Atualmente, é um dos maiores trunfos de vários empreendedores que sabem explorar seu potencial. Isso propiciou o surgimento de uma nova profissão: o operador de telemarketing. Esse profissional pode atuar em pesquisa, promoção, consultoria, entre outros, sendo mais comum trabalhar com vendas. Há um campo enorme, aberto a todas as áreas e tipos de formação.
Especial - Um elemento importante para a competitividade empresarial, os serviços de telemarketing, de modo geral, são adotados por empresas que buscam diferencial no atendimento oferecido ao consumidor. Para isso, é necessário que elas contem com o trabalho de operadores de telemarketing competentes. Apenas uma equipe de operadores orientada para alcançar excelência consegue ser bem sucedida, o que reflete no desempenho da empresa no mercado.
A divulgação e a venda de bens ou serviços por telefone vem crescendo de modo vertiginoso, constituindo o maior canal de comercialização no Brasil. Atualmente, vende-se de tudo por telefone, desde cartões de crédito, remédios, pizzas, cigarros, cerveja, livros, filmes e até carros.
Estamos vivenciando uma nova era, em que o telefone está presente em todos os momentos da nossa vida e quase tudo é resolvido por meio dele. Portanto, a indústria de telemarketing cresce vertiginosamente, ampliando muito as possibilidades de trabalho na área. Gerenciar um telemarketing não é tarefa fácil, mas é uma atividade gratificante. A cada momento surgem novos desafios e temos que buscar constantemente estratégias de supervisão, gerenciamento e motivação da equipe.