O telefone está entre as ferramentas mais usadas no mercado de trabalho, mas, infelizmente, tem sido também a mais usada de forma inadequada. Por isso, o Auxiliar e Saúde Bucal precisará ter muita atenção à sua postura, quando atender a um chamado por telefone. Por isso, torna-se imprescindível determinadas posturas do ASB ou ACD ao utilizar o telefone.
Os PABXs convencionais têm a possibilidade de utilizar somente linhas de telefonia convencionais, distribuídas pelas concessionárias. Para cada canal, é necessária uma delas. Já o PABX Asterisk utiliza nativamente voz sobre IP, também conhecida como VoIP. Por isso, usa a estrutura de rede e da internet para se comunicar, ao invés da malha de telefonia.
As pessoas querem poupar tempo e dinheiro, e, principalmente, querem evitar trabalho, desconforto, riscos, preocupações, embaraços e dúvidas. Neste contexto, o telefone constitui o canal de promoção e vendas mais eficiente; por isso, a divulgação e a venda de bens ou serviços via telefone vem crescendo de modo vertiginoso, constituindo um dos maiores canais de comercialização em todo o mundo.
A divulgação e a venda de bens ou serviços por telefone vem crescendo de modo vertiginoso, constituindo o maior canal de comercialização no Brasil. Atualmente, vende-se de tudo por telefone, desde cartões de crédito, remédios, pizzas, cigarros, cerveja, livros, filmes e até carros.
Antigamente, os telefones eram ligados diretamente à linha externa. Isso impedia que muitas pessoas a utilizassem, a não ser em grandes empresas e centros de telefonia, em que eram usados os PABX (centrais) , operados manualmente.
São vários os tipos de atendimento ao cliente, seja ele mais tradicional, como o telefone, seja ele uma tendência do momento, como uma videoconferência. Em todos os casos, a melhor abordagem é aquela voltada ao perfil do consumidor, que atenda às suas principais necessidades e gere bons resultados para a empresa, como aumento das vendas.
Telemarketing é a promoção ou venda de produtos e serviços por meio do telefone. Atualmente, é um dos maiores trunfos de vários empreendedores que sabem explorar seu potencial. Isso propiciou o surgimento de uma nova profissão: o operador de telemarketing. Esse profissional pode atuar em pesquisa, promoção, consultoria, entre outros, sendo mais comum trabalhar com vendas. Há um campo enorme, aberto a todas as áreas e tipos de formação.
O PABX Asterisk possui uma grande variedade de funções, seja para a administração do sistema de telecomunicações da empresa, seja como meio de manipulação e gerenciamento das ligações. Esse gerenciamento se inicia com o fluxo de chamadas. Dependendo do canal utilizado, as chamadas Voip ou telefonia local, por exemplo, são manipuladas de forma diferenciada, com o objetivo de diminuir custos ou de melhorar a qualidade da voz.
Dependendo do tipo de negócio, o ponto comercial pode ser um dos principais fatores de sucesso. Determinados tipos de negócios funcionam em qualquer lugar. Por exemplo: uma empresa que presta serviços de manutenção elétrica ou hidráulica. O ponto não é tão importante assim. Poderemos comercializar os serviços pelo telefone. O cliente telefona solicitando o serviço e os técnicos se dirigem até sua residência. Para outras atividades, o ponto é fundamental. Uma lanchonete, por exemplo, deve estar próxima ao local de trabalho ou residência dos clientes potenciais.
Atualmente, os hotéis de grande luxo, com influência europeia, possuem uma recepção dividida em duas estruturas: a recepção administrativa e a conciergiere. A recepção administrativa é responsável pelo suporte administrativo, pelo check-in e pelo check-out. Já a conciergiere é responsável pela atenção personalizada ao hóspede, pessoalmente ou pelo telefone, além de gerenciar o pessoal da telefonia e o pessoal uniformizado, como mensageiro, capitão-porteiro, manobrista, entre outros.