Os traços de um adulto com TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - são semelhantes aos da criança e do adolescente, com as modificações próprias da idade. Além disso, podemos entender que a vida de um adulto é muito mais complexa que a da criança e do adolescente.
O TDAH é um distúrbio habitualmente de longa duração (frequentemente se estendendo até a idade adulta), e se manifesta por três grupos de sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Alguns dos sintomas do TDAH são a impulsividade, a inquietude e a desatenção. Assim, os alunos com o transtorno podem ter seu rendimento escolar prejudicado pela dificuldade de concentração e hiperatividade durante as aulas. Por isso, é muito importante que os educadores estejam preparados para lidar com essas características, buscando métodos e estratégias pedagógicas eficazes.
O TDA/H - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um distúrbio habitualmente de longa duração. Isso quer dizer que ele pode se estender até a fase adulta. A manifestação se dá por três grupos de sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade.
De acordo com os avanços e os estudos das neurociências, torna-se constante o número de crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDA/H) inseridas no contexto escolar. Trabalhar com uma criança que apresente o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade é um trabalho árduo, que necessita de muito empenho, dedicação, conhecimento e uma intensa relação com a família, que precisa ser acolhida pela escola. Com isso, o resultado será gratificante e maravilhoso.
Anda tendo problemas com seu filho por falta de organização? Saiba, então, que ele pode sofrer de TDA/H (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, um tipo de transtorno neurológico, que surge na infância e, em muitos casos, acompanha o indivíduo em sua vida adulta). “A desorganização da criança com TDA/H é uma fonte de aborrecimento para pais e professores.
Embora ainda demonstre ser mais impaciente e inquieto que os colegas da mesma idade, o adolescente com TDA/H já não é tão hiperativo quanto era quando criança. “É mesmo de se esperar que, por causa do amadurecimento fisiológico, um adolescente não viva mais correndo e subindo nos móveis como ele fazia quando tinha menos idade, mas se o compararmos com outros adolescentes da mesma faixa de idade veremos que o seu grau de atividade é maior que os daqueles que não apresentam o transtorno”
Normalmente, alunos com TDA/H são extraordinariamente criativos, o que torna toda atividade monótona motivo de distração. Por esse motivo, torna-se inevitável estimular esses alunos com atividades lúdicas, que os motivem e envolvam no processo de aprendizagem. O papel dos pais é imprescindível, tanto no acompanhamento do progresso do filho como na busca de tratamentos.