O gerente de A&B é responsável pelo serviço de quarto em hotéis de pequeno e médio portes. Em hotéis maiores, pode haver um gerente exclusivo para esse serviço. O serviço de quarto é um serviço para os hóspedes. Muitos escolhem um hotel apenas por esse serviço. No entanto, ele não gera lucros para o hotel, porque os custos são muito altos, principalmente, com a mão de obra. Outros fatores que encarecem esse serviço são os utensílios extras e os equipamentos específicos necessários.
A organização do salão é uma etapa de grande importância, dada a necessidade de dispor os alimentos e todo o material necessário ao funcionamento do café da manhã de forma adequada para que o evento seja bem-sucedido. O serviço de café da manhã, que se refere ao oferecimento do mesmo aos hóspedes, pode ser feito, basicamente, de três maneiras:
Atualmente, com a vida agitada que muitos levam, o restaurante self-service é uma excelente opção, já que oferece refeição rápida e econômica. Além de as pessoas economizarem tempo e dinheiro, elas poderão escolher o que comer. O self-service torna-se um negócio promissor, rentável e clientes não faltaram, se o seu ponto for bom e a qualidade da comida e do serviço forem impecáveis. No entanto, deve-se fazer o controle de todos os gastos para que o negócio prospere. Mesmo nas horas de lazer, as pessoas querem comida muito gostosa, mas não querem esperar, nem pagar muito, além de se prezar muito a liberdade de escolha, e o self-service oferece essa opção.
O Serviço à Americana é a modalidade mais utilizada em hotéis e restaurantes de todo o mundo, principalmente no café da manhã, almoço, coquetéis e banquetes comemorativos. “É o serviço mais recomendado para atender um grande número de pessoas, como em congressos, convenções, casamentos etc.”, explica Aldo Alves, Professor do Curso CPT Capacitação de Maître.
Com o advento da internet e os contínuos avanços tecnológicos no mundo digital, tornou-se mais fácil divulgar serviços para atrair público. Os canais digitais, por exemplo, são uma forma econômica e eficiente de aumentar a visibilidade da empresa no mercado. Os principais são as famosas redes sociais, o YouTube, as plataformas de afiliados, além dos sites e blogs.
Um dos maiores desafios dos empreendedores é a precificação. Para precificar produtos e serviços da forma adequada, devem-se considerar os custos variáveis (diretos), os custos fixos (indiretos) e a margem de lucro da empresa. Dessa forma, torna-se mais simples reajustar os custos da empresa para economizar mais e aumentar a lucratividade dos negócios.
Com o self service deve se ter muito cuidado e consciência na hora de servir, para evitar desperdícios e garantir que você realize uma refeição completa. As merendeiras têm papel essencial nesse processo e nesse momento da refeição que também se torna um momento de aprendizado, se você é merendeira você precisa conferir as dicas que a professora Jeanice Aguiar do Curso CPT de Capacitação para Cozinheira — Merendeira Escolar — Como Conservar, Preparar e Distribuir os Alimentos preparou!
Sob a visão moderna, qualidade é a capacidade de um produto ou serviço satisfazer as necessidades de um cliente, expressas ou implícitas, a um custo competitivo. Neste sentido, tudo deve ser feito de modo a encantá-lo e é exatamente esse encantamento o fator que garante o sucesso de uma lanchonete. Contudo, manter consumidores assíduos e fiéis aos seus produtos ou serviços não é uma tarefa muito simples, principalmente, porque eles são seres humanos e, portanto, cada um têm necessidades diferentes e, muitas vezes, é difícil identificar seus desejos.
A qualidade de um produto não é feita somente com a adequação do meio ambiente, uso de máquinas, métodos e matérias-primas adequadas. A verdade é que sem o elemento humano nada se produz, e, portanto, ele é quem faz a qualidade de um produto ou de um serviço e é o elemento central na implantação de sistemas de qualidade em qualquer organização. Dessa maneira, todas as pessoas que compõem a organização precisam ser conscientizadas para a qualidade, pois são responsáveis pela qualidade dos produtos e dos serviços prestados. Portanto, todas as pessoas que trabalham ou prestam serviços para uma lanchonete precisam estar conscientes da sua importância e da sua parcela de contribuição para se obter uma boa qualidade.
O serviço americano é considerado informal, pois reflete toda a praticidade, sem perder o charme e a elegância, próprios de um almoço ou jantar. Não importa o tipo de refeição, o serviço americano resolve, de forma simpática, o problema da falta de espaço para reunir um grupo grande de amigos. Para que tudo corra bem, você só precisa pensar no cardápio e na melhor forma de acomodar a mesa e os convidados