Para montar salão de beleza, é preciso conhecer o universo da beleza e primar por uma equipe especializada. Atualmente, há excelentes cursos de capacitação profissional, que tornam a pessoa especialista nas técnicas de cortes de cabelo, tintura, descoloração, alisamento, secagem, hidratação e tratamento capilar, ou ainda esmaltação, blindagem e tratamento das unhas.
Os salões de beleza, inseridos em um setor extremamente promissor e que cresce a cada dia, são imprescindíveis à manutenção da autoestima. Muitas pessoas já mudaram a vida dos clientes e a sua própria com a montagem de um salão de beleza. No entanto, a maioria não sabe gerir, ou seja, não sabe montar e administrar um salão de beleza e mesmo oferecendo serviços de qualidade acaba fechando o seu estabelecimento.
Os tempos modernos, nos quais grandes transformações acontecem do dia para a noite e na velocidade da luz, exigem que as pessoas sejam capazes de se transformar, de se adaptarem às novas regras e tendências tão rápido quanto a sua evolução. Mudamos o nosso jeito de vestir, de falar e de pensar; velhos hábitos são abandonados enquanto outros novos passam a fazer parte do nosso cotidiano, sem transtornos ou constrangimentos; o que é novo hoje, motivo de grande euforia e destaque, perde espaço para coisas mais extraordinárias ainda no intervalo de um dia; e assim por diante. Seguindo a regra, nossos negócios também devem se adaptar aos novos tempos, devem ser remodelados, usar nova roupagem, dando adeus à velha e já desgastada imagem, e isso é absolutamente necessário, principalmente se tratando dos salões de beleza.
O salão deve ser a projeção de sua imagem. Portanto, cuide da aparência do seu salão como se fosse a sua própria, tanto interna quanto externamente. Um visual atrativo e um ambiente aconchegante são bons captadores que atraem a clientela. No entanto, se a determinação da mudança não for guiada por um estudo prévio que contemple a imagem, o público-alvo e a localização do salão, por exemplo, o resultado pode ser um investimento perdido, uma aplicação errada, um tempo gasto inutilmente. E o prejuízo não será certamente apenas financeiro. Por isso, interpretar claramente essas variáveis, ou seja, como é a seu público, onde o seu salão está inserido, quais as modificações necessárias para atrair mais clientes, e tentar equilibrá-las no custo é o que distingue um salão bem sucedido dos outros. O cliente sabe o que quer e busca sua satisfação, acima de tudo.
No Brasil, é muito difícil encontrar uma mulher que não passe algumas horas da semana no salão de beleza para fazer as unhas, colorir, cortar ou fazer escova nos cabelos, fazer depilação ou se maquilar.
O Prof. Hélvio Tadeu Cury Prazeres do Curso CPT Como Montar e Administrar um Salão de Beleza, apresenta a você que se preocupa com o seu negócio, Os Sete Pecados Capitais na administração do salão de beleza, sabendo dessa dica você garante que não cairá nesses erros nunca mais!
Mais do que se cercar de tons agradáveis, é preciso ter em mente que a cor pode atenuar alguns problemas, como uma área muito comprida ou um pé-direito excessivamente baixo. Veja como conseguir esses efeitos especiais e deixar o seu salão de beleza mais atrativo e aconchegante para a sua clientela. Para ampliar ambientes pequenos: as cores claras são sempre indicadas para ampliar os ambientes pequenos. Prefira as cores frias. Os azuis e os verdes, por exemplo, parecem expandir o espaço, enquanto os tons quentes diminuem. E, diferentemente do que muita gente pensa, o branco não amplia, ele reduz.
Mudar é necessário e estar antenado com as tendências da moda é mais ainda. As pessoas mudam o visual, mudam o estilo de roupas, mudam de veículos, e assim também devem mudar os salões de beleza, adequando-se à sua clientela. Tudo que é novidade atrai clientes. Um salão de roupagem nova, além de conquistar novos clientes, encantam os já cativos.
Pessoas afirmam ser o salão de beleza um templo onde se cultua a vaidade. Certas ou erradas, o que se sabe é que eles realmente são capazes de transformar a vida de homens e mulheres em todo o mundo. Nesses templos da moda e do relaxamento, vê-se pessoas perderem horas do seu dia com o único objetivo: elevar a autoestima! É nos salões que eles depositam toda a confiança, é nos salões que eles imaginam realizar todas as suas expectativas e é nos salões que eles se realizam. Portanto, se você é dono de um salão de beleza, muito cuidado. Você e toda a sua equipe deverão estar muito bem capacitados para a realização dos mais diversos desejos. Quer ter sucesso nessa investida? Siga as dicas abaixo, ganhe o respeito e a admiração da sua equipe, faça do seu ambiente de trabalho um local de harmonia e tenha sucesso com a clientela.
O setor de beleza está em alta no mercado brasileiro. Seja na produção e venda de cosméticos, seja nos tratamentos de pele, cabelos ou spas. O fato é que os brasileiros estão cada vez mais vaidosos e chegam a gastar um bilhão em salões de beleza. Por isso, uma questão super importante é a capacitação do profissional, pois os mais qualificados têm destaque nesse cenário otimista.