No Brasil, atualmente, existem vários tipos, formatos ou modalidades de franquias, cada uma com características próprias que, ao serem levadas em consideração, permitirão definir que formato é o mais adequado para cada empresa, podendo uma mesma franquia utilizar-se de diferentes formatos. As franquias podem ser classificadas desde a franquia individual até a franquia social.
A nova lei de franquia n° 13.996/2019 proporciona mais segurança a empreendedores e investidores. Além de modernizar práticas vigentes na antiga lei de franquias, a nova lei projeta um futuro bem mais promissor a franqueadoras e franqueados. Um ponto a se destacar é o fim do vínculo empregatício e de consumo.
O franqueador é um empresário especialista que, por meio de sua empresa, detém os direitos sobre uma marca registrada e atuante no mercado. Para efetuar a expansão de seu negócio pelo sistema de franchising, ele precisa ter desenvolvido e testado um conceito de negócio, e sistematizado suas experiências para serem transferidas aos parceiros, que são os franqueados.
Se você pretende trabalhar por conta própria, tem capital para investir e não vê a hora de ter o seu próprio negócio, abrir uma franquia é uma ideia muito promissora. Para ter sucesso no investimento, porém, é necessário muito mais que escolher a marca: é necessário planejar bem suas ações de forma a diminuir todas as chances de o novo negócio dar errado.
Por ser um negócio promissor, rentável e bem mais seguro, o sistema de franchising ganha cada vez mais espaço no mercado. Entretanto, é indispensável que a franqueadora ofereça ao franqueado treinamento de qualidade e, principalmente, consultoria de um bom gestor. Este é um agente de suma importância na rede de franquias.
O franchising é um sistema de parceria empresarial, no qual a franqueadora cede aos franqueados não só o direito de uso da marca, de seus produtos e serviços, mas também seus conhecimentos de administração, as estratégias para driblar as dificuldades, os caminhos que conduzem aos acertos e o comprometimento com o sucesso da operação comercial. Sendo assim, o franchising é um sistema de transferência de conhecimentos e de informações. Por isso, aprender a trabalhar com ele é um fator determinante de sucesso.
Segundo a legislação que dispõe sobre o sistema de franquias no Brasil (Lei 8.955/94), ao abrir uma franquia, o franqueado ganha o direito de uso da marca ou patente, além de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços
Ser franqueado não é ser somente patrão nem apenas empregado, é uma mistura desses dois lados. O franqueado gerencia a loja; porém, nos moldes do criador da franquia. É o suporte do franqueador em troca de porcentagem do faturamento.
Algumas pessoas têm compulsão por sapatos e outras têm apenas os que julgam necessários para algumas ocasiões. Fato é que quase todo mundo acaba por ter uma pilha de sapatos que vão se acumulando e roubando o espaço do seu armário ou até sendo perdidos na sua própria bagunça.
A pesquisa de mercado é a ferramenta apropriada para o futuro empreendedor obter informações importantes a respeito da sua futura clientela. "Ela deverá ser composta por perguntas a serem aplicadas, por amostragem, aos clientes da região onde você pretende montar o seu estabelecimento farmacêutico e deverá contemplar questões agrupadas em dois níveis"