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RCN para a educação infantil - Introdução ao Referencial Curricular Nacional Completo e Atualizado

No RCN, a criança é vista como um ser social, psicológico e histórico e seu universo, como ponto de partida para o trabalho . Além disso, o Referencial Curricular Nacional defende uma educação democrática e transformadora da realidade, que objetiva a formação de cidadãos críticos, estabelecendo uma integração curricular na qual os objetivos gerais para a educação infantil norteiam a definição de objetivos específicos para os diferentes eixos de trabalho. Destes decorrem os conteúdos que possibilitam concretizar as intenções educativas, garantindo a coerência entre objetivos e conteúdos por meio das orientações didáticas.

RCN para a educação infantil - Formação Pessoal e Social no Referencial Curricular Nacional Completo e Atualizado

Ao nascer, a criança já possui capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, sendo um ser social com desejo de estar junto às pessoas que a cercam, interagindo e aprendendo com elas. Com o passar dos dias, a criança vai ampliando, mais e mais, suas relações sociais, interações e formas de comunicação. Isso gera segurança para que ela se expresse sem medo e aprenda, na socialização, com outras crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas. Para isso elas usam, como recursos, a imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal.

RCN para a educação infantil - Conhecimento de Mundo no Referencial Nacional Curricular Completo e Atualizado

Ao nascer a criança se movimenta e, dia após dia, vai adquirindo controle do seu corpo, bem como interagindo com o mundo ao seu redor. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Dessa forma, a criança começa a expressar sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. Em outras palavras, o movimento permite à criança agir sobre o meio físico e a se socializar, interagindo com outras crianças ou adultos.

RCN para a educação infantil - o bom desenvolvimento da criança

No Brasil, a maioria das crianças, de famílias com baixas condições de vida, têm um dia a dia bastante difícil, desde cedo trabalham duro, sofrendo abuso e exploração dos adultos. Já outras são protegidas de todas as maneiras, obtendo dos adultos e do governo todo o amparo necessário para que possam se desenvolver da melhor forma possível. Essa discrepância revela o grau de desigualdade social em que nos encontramos. Isso é bastante prejudicial para as crianças, pois elas são profundamente marcadas pelo meio social onde vivem.

RCN para a educação infantil - sexualidade e gênero para a criança

Quando nasce, o bebê tem um vínculo muito forte com a mãe, não diferenciando o seu próprio corpo e os limites de seus desejos. Se a mãe não os atende, a criança fica bastante frustrada, como por exemplo, esquecer de amamentar a criança na hora certa. Isso faz com que o bebê chore muito, o que demonstra a sua irritação. Por outro lado, se a mãe demonstra afeto e atenção, a criança irá se desenvolver de forma favorável, sabendo identificar o eu do outro. Gradativamente, o bebê irá entender os limites de seu corpo e as consequências de seus movimentos, como por exemplo, quando ela passa a comandar os movimentos do braço e das mãos e fica encantada com isso.

RCN para a educação infantil - construção da linguagem oral e escrita

A partir do momento em que a criança fala e se comunica com adultos ou outras crianças, ela está se expressando por meio da linguagem oral. No entanto, as diversas instituições concebem a linguagem e a maneira como as crianças aprendem de formas bem distintas. Umas consideram o aprendizado da linguagem oral como um processo natural, que ocorre em função da maturação biológica. Outras, ao contrário, concordam que a intervenção direta do adulto é necessária e determinante para a aprendizagem da criança.

RCN para a educação infantil - a importância da comunicação entre os pais e a escola

É imprescindível que a escola se comunique frequentemente com os pais. Se a criança for menor, isso se torna estritamente necessário. Além disso, essa comunicação não pode ser burocrática, mas sim informal, onde os pais e professores podem trocar informações sobre a aprendizagem de seus filhos, bem como comportamento e desenvolvimento. No entanto, para que o educador não fique sobrecarregado, dando atenção aos pais e as crianças, tudo deve ser planejado com antecedência.

Arte ambiental ensina a cuidar da natureza e estimula a criatividade

Especial - A educação ambiental é introduzida na rotina das crianças por meio de práticas que agregam conhecimento de mundo, estimulam a criatividade e o raciocínio. Para isso, recorre-se à arte e às suas modalidades. Elas se utilizam de materiais e métodos de trabalho já conhecidos e amplamente aplicados pela educação infantil.

Por que ensinar matemática às crianças?

A matemática oferece à criança a oportunidade de agir e, posteriormente, refletir sobre suas ações. Com a matemática, a criança elabora imagens mentais relativas a fatos e, ao vinculá-los e dar-lhes sentido, estrutura pouco a pouco os seus conhecimentos. Segundo Luciana Fiel, professora do Curso CPT Conhecimento de Mundo Fundamentado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, nas versões Online e em Livro+DVD, Aula Expositiva, "Ao combinar brincadeiras cooperativas com desafios individuais, as atividades de Matemática na Educação Infantil devem convidar as crianças a verem a Matemática de forma divertida e útil, além de uma maneira de responder a muitas de suas perguntas sobre o mundo".

Educação Infantil: dever do Estado e um direito da criança

A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços e reconhecimento. A partir da Constituição Federal de 1988, o atendimento à criança de zero a seis anos passou a ser um dever do Estado e um direito da criança (Artigo 208, inciso IV).

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