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Recepcionista - dicas para conquistar seu emprego e se destacar como excelente profissional

Nos dias atuais, onde as mudanças ocorrem a todo momento, possuir informações e estar preparado para encarar os mais diversos tipos de desafios e competições são características que influenciam decisivamente na vida das empresas. Ao contratar seus funcionários, as empresas não agem de forma diferente, ou seja, elas optam por empregar os mais bem preparados, principalmente quando se trata de recepcionistas. O recepcionista exerce papel estratégico dentro da empresa. É o primeiro profissional com o qual os clientes têm contato e será ele quem irá informar, conduzir, orientar, anotar, encaminhar, servir, organizar, protocolar, arquivar, agendar e filtrar ligações dos mesmos. Por isso, para conquistar o seu emprego como recepcionista ou, ainda, firmar-se no mercado de trabalho e ser reconhecido como um excelente profissional, o candidato deve ser comunicativo, cortês e ter empatia com os clientes. Um bom recepcionista, que age com cordialidade e simpatia, tem comprometimento, e mantém a discrição em seu trabalho, é uma peça chave para o sucesso de uma empresa. Para conquistar uma vaga nesse concorrido processo seletivo, então, o candidato deverá agir com primazia desde o início do processo.

Quais as funções e habilidades de um recepcionista de hotel?

A recepção é o local onde os hóspedes têm o primeiro contato com o hotel. Como o próprio nome já diz, a função é recepcioná-los da melhor forma possível. É a partir daí que a figura do recepcionista assume papel principal no sucesso de um hotel, pois esse profissional deverá ser bem capacitado, de forma a causar a melhor primeira impressão possível.

Recepcionista, a 'porta de entrada' da empresa

O primeiro contato dos clientes com uma organização dá-se através da recepção, portanto, os recepcionistas são como a porta de entrada de uma empresa, tendo o papel de fidelizar os clientes, porém, se não souberem agir, podem levar ao efeito contrário, e fazer a empresa perdê-los. Assim, o recepcionista tem um papel estratégico.

Recepcionista - dicas importantes para você se tornar um profissional qualificado

Atualmente, onde as mudanças ocorrem a cada instante, o fluxo intenso de informações e a competição são características que influenciam decisivamente na vida das empresas. Sendo assim, a profissionalização (treinamentos, palestras) dos funcionários torna-se uma ferramenta eficaz para a sobrevivência da empresa dentro do mercado. Da mesma forma, torna-se imprescindível a qualificação da recepcionista, pois este é o ponto de partida de todas as organizações, pois, no momento da recepção, a empresa demonstra do que ela é capaz.

Regras de conduta e boas maneiras são fundamentais às recepcionistas

Quando o recepcionista apresenta um conjunto harmonioso de boas maneiras, bons costumes, boas atitudes, gestos próprios, palavras certas, tom de voz adequado, além da fisionomia e traje corretos, isso facilita as relações humanas, tornando-as mais agradáveis e simpáticas. "Melhora o relacionamento em todos os níveis", afirma Ana Paula Barbosa, professora do Curso a Distância CPT Treinamento de Recepcionista, em Livro+DVD e Curso Online. Veja abaixo algumas regras de conduta e boas maneiras que todo profissional, seja ele recepcionista ou não, deve seguir:

9 passos que a recepcionista deve seguir durante o check-in do hóspede no hotel

Na hoteleira, o termo conhecido como check-in é designado para a entrada do hóspede em um hotel. Geralmente, quem o recebe é a recepcionista, que tem a tarefa de conferir a reserva, fazer o preenchimento do boletim de ocupação hoteleira, fazer a apresentação das acomodações ao hóspede, bem como a entrega das chaves, entre outros. Entretanto, para que tudo corra bem durante o check-in, é necessário seguir alguns passos importantes. Para isso, a recepcionista deve adotar um comportamento padrão.

Recepcionista de hotel: funções a desempenhar

Um Hotel é composto por vários departamentos ou setores, todos destinados a atender e satisfazer aos clientes. Em sua estrutura organizacional, eles se dividem em departamentos, com funções definidas e específicas. "O departamento de recepção, um dos mais importantes de um hotel, inclusive, controla o fluxo dos clientes e faz a conexão do hóspede com os demais setores", afirma Lairson Lopes Sena, professor do Curso a Distância CPT Treinamento em Reservas e Recepção, em Livro+DVD e Curso Online. Para quem pretende iniciar nesse campo de atividade, saber um pouco mais sobre as funções que desempenhará como recepcionista é fundamental para o sucesso profissional.

O perfil ideal da recepcionista

Hoje em dia, dentro de uma empresa, mais do que atender às necessidades do cliente é preciso encantá-lo?. Na hora da verdade, é o funcionário que vai conquistar ou afastar clientes. Estes avaliam a qualidade no momento do uso. Eles são sempre os juízes; se satisfeitos, podem fidelizar-se à organização, à loja ou à marca. Caso contrário, não voltarão.

Hotéis devem investir em capacitação para vencer a concorrência

No setor hoteleiro, as atividades exercidas pelos recursos humanos (recepcionistas, porteiros, camareiras e outros) são responsáveis por agregar valor ao hotel, aumentando seu poder de competitividade no mercado. Visto desta maneira, é de fundamental importância que a gerência, antes de contratar mão de obra para a empresa, verifique se os candidatos possuem o conhecimento necessário para exercer suas atividades de modo exemplar, surpreendendo coordenação e hóspedes. Da mesma forma, a gerência dos hotéis deverá se preocupar em privar pela mão de obra especializada que já possui, fazendo o possível e o impossível para reter seus talentos. Afinal, funcionários satisfeitos com a empresa dão tudo de si e fazem do ambiente de trabalho extensão de suas casas, onde realizam suas atividades com muito esmero e carinho.

Atenção, recepcionistas de hotéis! A primeira impressão é a que fica

Os recepcionistas são responsáveis pelo primeiro contato do hóspede com o hotel, portanto, o profissional que trabalha na recepção deve ser dedicado, capacitado, comunicativo e representante da hospitalidade do local em que trabalha, tratando os clientes com atenção, pois, como diz o ditado "a primeira impressão é a que fica".

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