WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"rcn-de-matematica"

RCN para a educação infantil - Introdução ao Referencial Curricular Nacional Completo e Atualizado

No RCN, a criança é vista como um ser social, psicológico e histórico e seu universo, como ponto de partida para o trabalho . Além disso, o Referencial Curricular Nacional defende uma educação democrática e transformadora da realidade, que objetiva a formação de cidadãos críticos, estabelecendo uma integração curricular na qual os objetivos gerais para a educação infantil norteiam a definição de objetivos específicos para os diferentes eixos de trabalho. Destes decorrem os conteúdos que possibilitam concretizar as intenções educativas, garantindo a coerência entre objetivos e conteúdos por meio das orientações didáticas.

RCN para a educação infantil - Formação Pessoal e Social no Referencial Curricular Nacional Completo e Atualizado

Ao nascer, a criança já possui capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, sendo um ser social com desejo de estar junto às pessoas que a cercam, interagindo e aprendendo com elas. Com o passar dos dias, a criança vai ampliando, mais e mais, suas relações sociais, interações e formas de comunicação. Isso gera segurança para que ela se expresse sem medo e aprenda, na socialização, com outras crianças e adultos cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas. Para isso elas usam, como recursos, a imitação, o faz-de-conta, a oposição, a linguagem e a apropriação da imagem corporal.

RCN para a educação infantil - Conhecimento de Mundo no Referencial Nacional Curricular Completo e Atualizado

Ao nascer a criança se movimenta e, dia após dia, vai adquirindo controle do seu corpo, bem como interagindo com o mundo ao seu redor. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Dessa forma, a criança começa a expressar sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. Em outras palavras, o movimento permite à criança agir sobre o meio físico e a se socializar, interagindo com outras crianças ou adultos.

RCN para a educação infantil - o bom desenvolvimento da criança

No Brasil, a maioria das crianças, de famílias com baixas condições de vida, têm um dia a dia bastante difícil, desde cedo trabalham duro, sofrendo abuso e exploração dos adultos. Já outras são protegidas de todas as maneiras, obtendo dos adultos e do governo todo o amparo necessário para que possam se desenvolver da melhor forma possível. Essa discrepância revela o grau de desigualdade social em que nos encontramos. Isso é bastante prejudicial para as crianças, pois elas são profundamente marcadas pelo meio social onde vivem.

RCN para a educação infantil - sexualidade e gênero para a criança

Quando nasce, o bebê tem um vínculo muito forte com a mãe, não diferenciando o seu próprio corpo e os limites de seus desejos. Se a mãe não os atende, a criança fica bastante frustrada, como por exemplo, esquecer de amamentar a criança na hora certa. Isso faz com que o bebê chore muito, o que demonstra a sua irritação. Por outro lado, se a mãe demonstra afeto e atenção, a criança irá se desenvolver de forma favorável, sabendo identificar o eu do outro. Gradativamente, o bebê irá entender os limites de seu corpo e as consequências de seus movimentos, como por exemplo, quando ela passa a comandar os movimentos do braço e das mãos e fica encantada com isso.

RCN para a educação infantil - construção da linguagem oral e escrita

A partir do momento em que a criança fala e se comunica com adultos ou outras crianças, ela está se expressando por meio da linguagem oral. No entanto, as diversas instituições concebem a linguagem e a maneira como as crianças aprendem de formas bem distintas. Umas consideram o aprendizado da linguagem oral como um processo natural, que ocorre em função da maturação biológica. Outras, ao contrário, concordam que a intervenção direta do adulto é necessária e determinante para a aprendizagem da criança.

RCN para a educação infantil - a importância da comunicação entre os pais e a escola

É imprescindível que a escola se comunique frequentemente com os pais. Se a criança for menor, isso se torna estritamente necessário. Além disso, essa comunicação não pode ser burocrática, mas sim informal, onde os pais e professores podem trocar informações sobre a aprendizagem de seus filhos, bem como comportamento e desenvolvimento. No entanto, para que o educador não fique sobrecarregado, dando atenção aos pais e as crianças, tudo deve ser planejado com antecedência.

Matemática no crescimento das plantas

“Esse processo é feito diariamente pelo agricultor, para identificar doenças, surgimento de flores, frutos, pragas entre outras. Dependendo da situação que se apresenta, ele toma decisões sobre aplicação de defensivos ou de retirada de plantas doentes, de poda ou de colheita”, assim diz o professor Márcio Vieira do Curso CPT de Como Ensinar Matemática e Empreendedorismo em uma Horta Didática.

Matemática financeira pode ser aplicada em diversas situações cotidianas

A matemática financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa, e, sua aplicação, quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade, possibilitando o processo de maximização nos resultados.

Linguagem matemática é ferramenta para a solução de problemas cotidianos

As instituições de educação infantil têm como objetivo tornar acessíveis, a todas as crianças que as frequentam, elementos culturais que enriqueçam seu desenvolvimento e ajudem na inserção social. Para isso, é necessário oferecer condições de aprendizagem por meio das brincadeiras e de situações pedagógicas planejadas.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?