O possível cliente/aluno ficou sabendo da sua academia por algum dos meios de comunicação e chegou até a frente dela. Ele começa a aprová-la por fora, já desde a rua onde tem facilidade ou não de estacionamento, passando pela fachada da academia até os pequenos detalhes. Se foi difícil estacionar, e a fachada não o agradou e o incentivou a entrar, você já perdeu a primeira batalha. Em seguida, geralmente, o aluno/cliente procura uma academia, seguindo um ou mais dos seguintes itens:
Se você vai atuar prestando serviço direto à população, você precisa conhecer as características dessa população para, em função disso, definir o seu público-alvo. O público-alvo são seus futuros clientes potenciais, que deverão procurar o seu consultório para a realização de serviços odontológicos. É importante frisar que, no caso de cidades pequenas, o seu público-alvo deverá ser todas as pessoas. Já nas médias e principalmente nas grandes cidades, é preciso levar em consideração as características da população da região onde você pretende montar o seu consultório odontológico.
Para que a sua academia esteja sempre na vanguarda, é necessário estar atento às tecnologias que o mercado oferece. Participe de feiras do ramo, pesquise na internet e compre livros específicos. A cada dia, surgem novidades tecnológicas que você poderá implantar em sua academia de ginástica e, com isso, estar à frente da sua concorrência.
“Dependendo da estrutura da academia, pode-se oferecer uma diversidade de produtos muito significativos. Alguns necessitam de grandes investimentos, outros permitem duplicidade de utilidades”, assim como Paulo Lobato, professor do Curso CPT de Como Montar e Gerenciar uma Academia de Ginástica, nos ensina.
Quando se quer montar uma academia, a primeira coisa a se entender é: com o que vou trabalhar? Que produto vou vender? A partir daí, deve-se buscar compreender o que seus alvos/clientes esperam buscar em sua academia de ginástica. Muitos hoje já praticam atividades físicas para melhorar a sua qualidade de vida. Outros pela estética. Outros pela oportunidade de relacionamentos sociais. E, assim, você tem de estar sempre buscando compreender esse aluno/cliente para satisfazê-lo sempre.
O número de equipamentos e instrumentos de uma academia de ginástica pode variar de acordo com o tamanho do empreendimento e o espaço físico disponível. Mas existe um mínimo necessário para se abrir uma academia de ginástica. Você deve adquirir, para começar, pelo menos um ou dois aparelhos que exercitem cada grupo muscular e, no conjunto, que exercitem toda a musculatura do corpo humano, para satisfazer todas as necessidades dos seus clientes.
Com muito trabalho e pouco tempo para caminhadas ao ar livre, para manter-se saudável, o homem moderno busca as atividades físicas em academias. A academia de ginástica é uma empresa que está em constante mudança. Para isso, o seu empresário deve pesquisar todas as novidades que estão fazendo sucesso no ramo. Esse investimento é de alto retorno financeiro, pois com saúde não se brinca. Além disso, todos querem ter uma boa forma, principalmente, nos períodos de verão.
Propaganda é toda comunicação paga, feita através de veículos de comunicação (anúncios da empresa em um jornal, em revistas, no rádio, em um comercial de televisão, folhetos, folders, outdoors e cartazes). Segundo Katsuê Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Marketing para Pequenas Empresas, em Livro+DVD e Curso Online, "Os Anúncios em jornais e revistas são o meio mais barato de atingir grandes audiências. O empresário interessado em investir nesse tipo de marketing para a sua empresa e produtos deve optar por aquela publicação que atinge diretamente o seu público-alvo". Somente assim, seu investimento terá valido a pena e seu retorno será, além de grande, imediato.
Por meio da estratégia de mercado-alvo, é feita a análise de seus clientes potenciais. Deve-se avaliar qual segmentação que você definiu para o seu mercado, pois isso é crucial para a definição das estratégias de marketing. O mais comum em termos de segmentação de mercado é dividir as pessoas.
Persona não é o mesmo que público-alvo embora se complementem. Quando falamos em público-alvo, segmentamos o mercado por faixa etária, grau de escolaridade e outros. Por outro lado, quando falamos em persona, caracterizamos esse público-alvo, como um personagem, daí o nome. Se identificamos um profissional de nível superior, devemos também definir qual sua área de formação.