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Metodologia de projetos escolares: etapas do desenvolvimento

Considerando que trabalhamos seguindo um calendário escolar, temos de planejar o projeto e orientar a ação dos alunos, de acordo com as previsões contidas nele, de forma que o projeto tenha começo, meio e fim. Segundo Elaine Battestin, professora do Curso a Distância CPT Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino, em Livro+DVD e Curso Online, "Esse final pode ser considerado um momento provisório, a partir do qual pode surgir um novo projeto, de forma que fique claro que o conhecimento não tem limites, e que a curiosidade e a criatividade não têm fim". Essa possibilidade de recomeço também tem um caráter de permitir um novo ciclo com ações em nível mais elaborado de compreensão dos conteúdos.

Metodologia de projeto - conheça suas principais etapas

A pedagogia de projetos, metodologia de projetos, trabalho com projetos ou ensino por projetos é uma maneira, dentre muitas, de fazer com que o aluno produza. Segundo Cardoso, no projeto, em vez de exercícios escolares, há problemas reais que precisam ser resolvidos e, além disso, obstáculos a serem ultrapassados, não individualmente, mas em conjunto. É essa cooperação mútua que integra a metodologia.

Metodologia de projetos na educação infantil: saiba mais!

A metodologia de projetos é muito utilizada na educação infantil, com excelentes resultados. Mas, seu potencial para outros segmentos é muito grande, dadas as características positivas da metodologia, em termos de aprendizagem ativa. “Na metodologia de projetos, com o apoio do professor, os alunos definem uma linha de pesquisa específica, de um determinado conteúdo curricular, ou mesmo extracurricular, que gostariam de conhecer mais profundamente

O que é a educação infantil?

A educação infantil compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, período onde elas passam pela primeira etapa da educação básica. Nessa fase, o objetivo é desenvolver nas crianças não só a cognição, mas também a parte física e a parte socioemocional. Pode ser dividida em dois momentos: a creche, que recebe crianças de 0 a 3 anos, e a pré-escola, que recebe crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Musicalização infantil - atividades rítmicas usando o corpo

Para quem irá iniciar um projeto de musicalização em qualquer escola, é importante destacar que o primeiro contato com a musicalização pode ser promovido por meio de atividades rítmicas utilizando o corpo. Particularmente, palmas e pés, e ainda por meio de sons e gestos que chegam à criança. Esse tipo de atividade é muito mais simples, o que torna o início do projeto mais fácil. Além disso, as crianças normalmente assimilam mais rapidamente e adoram participar.

Musicalização infantil - formação do coral infantil

Todas as atividades apresentadas até agora podem ser utilizadas de uma forma coordenada, enriquecendo diversas atividades na escola. Você pode, por exemplo, formar um coral com as crianças. Formar um coral não é uma iniciativa tão difícil. Você irá, na verdade, formar grupos de crianças, por turma, que irão cantar juntas. Você irá se preocupar muito mais com a interação entre as crianças e a música, do que com a técnica musical.

Preparação, montagem e narração do conto infantil

Uma vez escolhido o conto, passamos ao trabalho de preparação. Primeiramente, deve ser feita a análise, o que facilitará a aprendizagem. A primeira leitura deve ser rápida, do princípio ao fim. Com essa primeira leitura, devemos ter capacidade para fazer um resumo limitado só ao eixo central: Onde está o clímax? Quais são os personagens principais? Em que ambiente se desenvolve a ação? Por fim, se o conto for complexo, convém separar as diferentes sequências.

Metodologia de projetos: qual o papel do professor?

Ao trabalhar com a metodologia de projetos, o professor deixa de ser aquele que transmite informações aos seus alunos que vão absorvê-las. O educador ganha um novo papel: ele passa a criar situações de aprendizagem, com um foco muito direcionado para as relações que se estabelecem nessas situações. O professor se torna um mediador das relações de aprendizagem, e orientador que procura ajudar o aluno a encontrar sentido naquilo que está aprendendo.

Por que, para que e como trabalhar artes na Educação Infantil?

O trabalho de artes na Educação Infantil pode contribuir para o conhecimento físico, biológico, lógico-matemático, químico, linguagem oral, escrita, entre outros, que serão necessários na idade adulta. Isto pode ser observado quando descobrimos os ingredientes e fazemos o grude para a pintura a dedo, quando utilizamos as cores da natureza para realizar um trabalho, quando fazemos pintura invisível, colagens, recortes e tantas outras atividades que podem ser desenvolvidas, proporcionando um momento de aprendizagem.

Formação pessoal e social é importante na educação infantil

A educação infantil, no Brasil, vem conquistando novos espaços e reconhecimento. O atendimento da criança de zero a seis anos é um dever do estado e um direito da mesma. Intensificando a importância da educação para a primeira infância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) considera a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, estabelecendo, assim, o vínculo entre o atendimento e a educação.

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