A Mata dos Pinhais, caracterizada devido a grande presença de pinheiros, principalmente o Pinheiro-do-Paraná, está localizada na região Sul do Brasil (Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), em locais com altitudes superiores a 500 m. Está incluída dentro do Bioma Mata Atlântica e é também conhecida como Mata de Araucárias, em função da forte presença da Araucária angustifolia neste bioma.
Uma indústria armazena: matéria-prima, produto semiacabado, e o produto acabado. Ou seja, cada produto deve ter o lugar específico de armazenagem, seja matéria-prima, produto semiacabado ou produto acabado. É preciso, também, uma codificação.
Montar fábrica de produtos de limpeza é uma forma lucrativa de vencer enquanto empreendedor. É possível escolher desde linha de produtos tradicionais até linha de produtos ecológicos, que não impactam na natureza. Com isso, amplia-se o leque de atuação da fábrica no mercado. Quando os produtos são diferenciados, de qualidade e com bom preço, o caminho do sucesso é garantido.
O interessante para a empresa, de modo geral, é ter estoque de produtos prontos para a venda, na quantidade mínima necessária e no menor tempo possível. Exceto produtos e insumos de difícil reposição ou que têm alta valorização e oscilação positiva nas vendas. Os produtos em processo necessitam de tempo de produção suficientemente longo para que seja necessário esse registro. Grande parte das empresas industriais não necessita ter em seus estoques os produtos em processo, uma vez que o processo de produção é rápido e os estoques se transformam diretamente de matérias-primas e componentes em produtos acabados.
Luíza Mara Aragão Patrício, professora do Curso CPT Fabricação de Produtos de Limpeza, destaca que fabricar produtos de limpeza, ainda que de forma caseira, com a finalidade de comercialização é uma excelente opção para quem deseja obter uma renda extra, haja vista a grande aceitação por esse tipo de produto.
Existem vários tipos de estoque: os estoques para produção, que são matéria-prima e/ou componentes que integram o produto final; os estoques para manutenção, reparo e operação, que englobam materiais destinados à continuidade do processo produtivo/comercial da empresa e não integram o produto final; os estoques de produtos semiacabados, que contêm materiais em processo de fabricação; entre outros, como os estoques de produtos acabados, produtos líquidos e produtos secos.
A história nos mostra que o pão é conhecido do ser humano há, pelo menos, 7 mil anos antes de cristo. No Brasil, o pão foi introduzido ao nosso cardápio bem mais tarde, trazido pelos Europeus, no século XIX, mas foi no século XX, que o ramo da panificação expandiu no país. Os produtos de padaria caíram no gosto dos brasileiros de tal forma que hoje fica difícil acreditar que exista em todo o continente uma cidade que não possua padaria. Para acompanhar a evolução do mercado e as inúmeras exigências do consumidor moderno, as padarias devem, atualmente, oferecer uma gama de produtos (industrializados ou artesanais), deixando para trás o velho conceito de só oferecer o tradicional pão francês, do pão doce e do pão sovado, tão apreciados pelos brasileiros.
A classificação dos produtos quanto á disponibilidade procura categorizar os produtos de consumo, ou seja, produtos que os consumidores finais adquirem para seu uso pessoal, em três categorias, de acordo com a disponibilidade desses bens e com o grau de esforço que os consumidores despendem na sua aquisição.
A qualidade, o custo, o cultivo, a colheita, a variedade e a maturação das hortaliças e dos legumes, que serão matéria-prima para a fabricação de vegetais desidratados, é fundamental para se obter um produto final de boa qualidade, além de diminuir os custos das operações de preparo para a secagem e, principalmente, aumentar o rendimento do produto desidratado.
A exposição dos produtos de confeitaria é um assunto de extrema importância, que precisa associar glamour, higiene, e, principalmente, boas condições de conservação dos produtos. Nesse momento, por exemplo, destacam-se as embalagens dos produtos que, além de atraentes, precisam reunir excelentes condições higiênicas, e permitir que os clientes visualizem o produto sem dificuldades. Não se pode esquecer, também, de fazer a exposição dos alimentos dentro das vitrines ou estufas, procurando expô-los em arranjos adequados, de forma que fiquem bem apresentáveis e apetitosos, despertando, em quem quer que seja, o desejo irresistível de consumi-los