WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"plano-de-aula-com-o-tema-transversal-saude"

7 tipos de aula e seus respectivos conceitos

Há diversos tipos de estratégias que um professor pode usar em sala de aula para levar adiante seu trabalho. Ao ministrar as aulas, o professor torna-se o principal protagonista, ou seja, torna-se o principal elemento de apoio ao aprendizado. Entretanto, cada aula se diferencia na forma como é preparada e, posteriormente, conduzida. Entre os tipos de aula, temos o colóquio, o seminário, a aula expositiva, a aula dialógica, a aula magistral, a aula demonstrativa e a aula prática.

Temas transversais e interdisciplinares na educação

Na educação temos transversais e temas interdisciplinares que são abordados nas aulas, para um professor trabalhar com temas assim pode ser um desafio, porém há uma grande riqueza nesses temas e eles fazem total diferença na formação dos alunos. A professora Maria Oliveira Cortes do Curso CPT de Ética — Tema Transversal — Fundamental 1, ajuda você professor ou professora a como enriquecer seus conteúdos de aula com as melhores práticas pedagógicas.

Saúde: tema transversal para o ensino fundamental I

No dia a dia, a criança é influenciada a todo o momento pela temática saúde, seja ela vista de forma individual ou de forma coletiva. Tanto que o tema faz parte do currículo do ensino fundamental, de uma forma bastante intensa, abordada direta ou indiretamente em diversas disciplinas. Os PCN preveem que os conteúdos de saúde sejam integrados aos demais conteúdos, em uma relação de transversalidade, para que a prática educativa seja impregnada pelo tema, de forma global e abrangente.

Gestão de sala de aula: funções do docente e do professor gestor

Aulas mais interessantes, que prendem a atenção e estimulam a participação dos alunos podem acontencer com mais frequência do que se imagina. Ao se deparar com dificuldades de gerenciar a sala de aula, muitos professores são acometidos pelo desanimo, mas é preciso que ele esteja comprometido com o aprimoramento das aulas.

A aprendizagem significativa nas aulas práticas e demonstrativas

A ideia fundamental na teoria construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente. Ou seja, a construção de conhecimento é um processo individual, assim como seu resultado. A importante consequência disso é que o professor não causa aprendizagem nos estudantes embora tenha um papel extremamente importante.

Como ensinar o tema trânsito nas escolas

A conversa de roda é uma excelente estratégia que permite que a criança se apresente e se revele como um ser em construção, no convívio social com a turma e com o conhecimento de mundo. É nesse ambiente de descontração e democracia que o professor deverá inserir o trânsito em sala de aula, selecionando textos infantis, ou deixando fluir as histórias de cada aluno, quando compartilham vivências do dia a dia, sobre o tema.

Como apresentar o tema meio ambiente a alunos do ensino fundamental

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que esse tema seja integrado as demais disciplinas, pois assim proporciona-se uma visão abrangente do tema. Sendo assim, a professora Gínia César Bontempo do Curso CPT Meio Ambiente - Tema Transversal - Fundamental 1,  oferece capacitação aos educadores que para alcançar esses objetivos primam sobretudo pela qualidade do ensino-aprendizagem e visam introduzir esse tema de forma apropriada em suas aulas. Vários tópicos que ajudarão não apenas no treinamento e preparo dos profissionais da educação como também no desenvolvimento das aulas. Confira abaixo parte do que o conteúdo do curso traz.

O Construtivismo nas aulas práticas e demonstrativas

A Teoria Construtivista de autoria do francês Jean Piaget é a base da maioria das metodologias educacionais do nosso país, principalmente quando falamos em aulas práticas e demonstrativas. Para o Construtivismo nada, a rigor, está pronto, acabado, e o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. O professor Per Christian do Curso CPT de Estratégias de Ensino — Estilos de Aprendizagem, diz que ''ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais, com a realidade dos alunos e com o seu lado prático, palpável''.

Aulas práticas e demonstrativas para qualquer conteúdo

Nas aulas práticas de laboratório, os alunos têm acesso não apenas ao conceito literal de um determinado conteúdo, mas à sua substância, ou seja, o conhecimento se torna mais significativo. Além do mais, ao participar diretamente das experiências, o aluno adiciona elementos particulares de seu conhecimento e visão de mundo ao processo de aprendizagem. Com isso, evita-se que o professor tente fazer com que o aluno aprenda mecanicamente um novo conhecimento, de forma literal e arbitrária, condição proposta por David Ausubel para a aprendizagem significativa.

Plano de negócios: saiba como fazer um excelente marketing escolar

A movimentação alegre e saltitante das crianças em uma escola, geralmente, impede-nos de imaginar o quanto é complexo criar, manter e dar continuidade a um empreendimento com credibilidade e bom funcionamento na área de educação. O que é certo afirmar, no entanto, é que uma escola, certamente, terá mais chances de sucesso se utilizar as ferramentas de planejamento estratégico, por meio de um plano de negócios. O plano de marketing, por sua vez, busca estabelecer as estratégias de venda para os produtos e serviços que serão oferecidos pela escola.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?