O teatro de bonecos é uma das expressões artísticas mais antigas de que se tem notícias. Conta-se sua origem desde a mais remota antiguidade. Estudos apontam que, na Pré-História, os homens se divertiam com suas sombras, movimentando-se nas paredes das cavernas. Inclusive o teatro de dedos, em que as mães entretinham seus filhos movendo as mãos e descobrindo diversas sombras com silhuetas interessantes.
Algumas pessoas têm carisma natural. Elas chegam aos lugares e as pessoas as percebem de cara. Elas conseguem inspirar e passar confiança à equipe, aos parceiros e chefes. As pessoas as escutam. A escritora de negócios GwenMoren publicou recentemente um artigo na FastCompany sobre isso.
Quando o professor deseja desenvolver a arte do teatro com suas crianças, ele precisa se dedicar a entender minimamente o que é o teatro e assumir não só as responsabilidades de coordenador/diretor teatral, mas também as de educador, no sentido mais amplo da palavra. “Para tanto, ele precisa compreender claramente a linguagem do teatro. Para começar: as histórias passadas no teatro são chamadas peças de teatro e o lugar onde se passam essas histórias chama-se palco”
Uma vez escolhido o conto, passamos ao trabalho de preparação. Primeiramente, deve ser feita a análise, o que facilitará a aprendizagem. A primeira leitura deve ser rápida, do princípio ao fim. Com essa primeira leitura, devemos ter capacidade para fazer um resumo limitado só ao eixo central: Onde está o clímax? Quais são os personagens principais? Em que ambiente se desenvolve a ação? Por fim, se o conto for complexo, convém separar as diferentes sequências.
A estrutura do conto é também um fator importante. Existem ótimos contos modernos que não correspondem à estrutura tradicional (introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão), com sequências cronológicas, porém, ao menos no começo, é preferível escolher contos que tenham essa estrutura tradicional, até que o contador tenha pleno domínio técnico da narração, para constituir o ritmo e as marcações próprios de um conto moderno. A palavra conto é aqui utilizada em sentido amplo: conto, relato, mito, lenda, fábula, crônica.
A história contada existe desde que o mundo é mundo e até hoje agrada as crianças. Saber contar uma história é, sem dúvida alguma, uma arte e, no desenvolvimento desta arte, o contador deverá ter domínio da oralidade expressiva. Uma história bem contada envolve as crianças, capturando sua atenção e fazendo com que entrem no mundo dos contos e da fantasia. Neste momento, elas descobrem palavras novas, deparam-se com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes, captam o ritmo do conto, fluindo como uma canção. Ao contar uma história, o contador tem de criar o clima, dar as pausas constantes para o imaginário da criança construir seu cenário, visualizar os seus monstros, criar os seus dragões, adentrar pela sua floresta, vestir a princesa com a roupa que está inventando, pensar na cara do rei e tantas coisas mais. E para que tudo isso seja possível, de forma otimizada, nada melhor que fazer uso de um mecanismo eficiente na contação de histórias: o flanelógrafo.
Contar uma boa história, de forma que ela permaneça viva nas lembranças das crianças, não é apenas proferir algumas palavras. Contar uma boa história é uma arte e deverá vir acompanhada de sons, gestos, movimentos e olhares. Quando a contação é bem feita, as crianças mergulham na fantasia e lá criam cenários, personagens, enfim, um mundo só delas, um lugar onde podem praticar as mais variadas aventuras, assumindo os personagens que quiserem. Portanto, fatores como o olhar, a entonação de voz, o tempo da contação e o bom diálogo são fundamentais para o sucesso da contação de histórias.
Devo trabalhar com teatro na educação infantil? Sim, deve. “O teatro na Educação Infantil é muito mais um grande jogo dramático, em que, brincando, as crianças exercitam outros tons de voz, testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo”, afirma Maria Oliveira Cortes, professora do Curso CPT Teatro na Educação Infantil.
Estudando contabilidade? Comece então aprendendo sobre a diferença entre Pessoa Física (PF) e Jurídica (PJ). Vamos lá? Leia esta matéria até o final e bom aprendizado! Todo ser humano é considerado pessoa física (PF), do momento do seu nascimento até o seu falecimento, e devido a esse status lhe são conferidos deveres e direitos. Seu principal registro é o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
O teatro é uma atividade de enorme importância na Educação Infantil. No teatro, os alunos e o professor podem brincar de ser pessoas e personagens diferentes. Podem fazer coisas que, normalmente, não fariam na vida real. Essa é a essência desta arte. Mas, o mais importante é que o teatro promove a socialização, desinibição, trabalho em grupo, melhoria da capacidade de se expressar e de fazer e ouvir críticas construtivas.