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Professor: 3 práticas que comprometem a aprendizagem dos alunos

Se você, professor, ama sua profissão e anseia pela aprendizagem dos seus alunos, saiba que existem três erros cruciais que comprometem a eficiência do ensino em geral dos alunos e, particularmente, das metodologias ativas. São eles: propor atividades triviais, propor atividades muito longas e chamar voluntários para as respostas.

Professores: conheçam as estratégias para a educação de alunos deficientes

As estratégias de trabalho para a educação de alunos deficientes não diferem muitos das estratégias utilizadas com os alunos não deficientes. O desafio da escola hoje é o de encontrar um caminho pedagógico para alcançar o aprendizado de cada aluno, especificamente, uma vez que as deficiências constituem um grupo bastante heterogêneo com características que interferem diretamente na aprendizagem.

Avaliação do aluno nos ensinos fundamental e médio

O exercício de dar aulas é uma atividade complexa. Além de exigir conhecimento dos professores, essa prática exige outra série de habilidades. Primeiramente, é preciso ter uma boa didática. Na profissão, é necessário que o professor passe o conhecimento que ele possui ao aluno de forma eficiente. Muitas pessoas sabem muito mas não conseguem passá-las adiante.

Educação física infantil: objetivos gerais e objetivos específicos

No início da educação infantil, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança, pois isso as ajudará a adquirir e descobrir um mundo completamente novo. A educação física deve, assim, ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil, tendo enfoque lúdico, sem perder sua importância pedagógica. Principalmente, pelo fato de a criança manter vínculos familiares ainda muito fortes.

Como o professor da educação infantil deve orientar os alunos nas pesquisas na internet

Ao fazerem um trabalho de pesquisa na internet, os alunos precisarão de orientações para que possam reduzir o tempo perdido e para que os resultados sejam mais satisfatórios. Para isso, o professor deverá coordenar as pesquisas de forma a atingir objetivos específicos, monitorando cada etapa das pesquisas. Deve-se fazer, previamente, uma busca sobre o tema que irá propor aos alunos, identificando possíveis problemas que venham a ocorrer ou elementos que possam dificultar a obtenção de resultados, ou mesmo direcionar os alunos a caminhos inadequados.

Avaliação escolar, processo de caráter contínuo e integral

Silva (1992) afirma que "avaliação da aprendizagem é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados". Essa definição esclarece que a avaliação escolar implica julgamento de valor: ao se analisar, por exemplo, os resultados de determinada medida, faz-se necessário que se julgue a aceitação ou não desses resultados como uma indicação de que o aluno alcançou o que dele se esperava. Essa conceituação delimita características do processo avaliativo, sugerindo que a avaliação só terá sentido se os objetivos estiverem claramente definidos.

Professor, estimule seus alunos!

Ser professor não é uma tarefa fácil, qualquer atitude que ele tomar, estará errado. São muitas as situações em que o professor sempre é o culpado. E, se ele é o culpado, nada deu certo em relação à aprendizagem do aluno. Daí a cobrança e a dificuldade em ser um bom professor.

Ensino individual por módulos - qual a estrutura do módulo

Ter objetivos instrucionais bem claros é de grande importância no ensino de qualquer conteúdo, pois, conscientes desses objetivos, os alunos saberão o que se espera deles ao final do estudo de cada módulo e do conjunto dos módulos. Se estes objetivos não são claros, todo o desenvolvimento da atividade poderá ser prejudicado. Por exemplo: em determinadas situações, um aluno gasta muito tempo e energia com elementos de menor importância, quanto ao aprendizado de um dado conteúdo, justamente por falta de um bom direcionamento.

Metodologia de ensino - trabalho em grupo

O trabalho em grupo é uma metodologia de ensino na qual os alunos trabalham autonomamente, pesquisando e elaborando o conhecimento em equipe. Entretanto, para que esse tipo de atividade seja possível, o professor deve ser bastante objetivo, imprimindo uma dinâmica na aula, que permita a participação dos alunos sem que o objetivo da aula se perca e sem que se perca o tempo precioso. Por isso o processo deve ser conduzido com naturalidade, rapidez e objetividade.

Professor - como ensinar bem para os alunos aprenderem mais em sala de aula

Em sala de aula, o ensino deve ser visto como um processo dinâmico, no qual a participação do aluno nas aulas é fundamental para o seu aprendizado. Para auxiliar os professores nesta tarefa, atingindo principalmente aqueles que menos aprendem, existe uma grande variedade de formas de como uma informação pode ser levada até o aluno, nas quais diversos canais representacionais podem ser combinados.

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