WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

"objetivos-das-aulas-de-educao-fsica"

7 tipos de aula e seus respectivos conceitos

Há diversos tipos de estratégias que um professor pode usar em sala de aula para levar adiante seu trabalho. Ao ministrar as aulas, o professor torna-se o principal protagonista, ou seja, torna-se o principal elemento de apoio ao aprendizado. Entretanto, cada aula se diferencia na forma como é preparada e, posteriormente, conduzida. Entre os tipos de aula, temos o colóquio, o seminário, a aula expositiva, a aula dialógica, a aula magistral, a aula demonstrativa e a aula prática.

A aprendizagem significativa nas aulas práticas e demonstrativas

A ideia fundamental na teoria construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente. Ou seja, a construção de conhecimento é um processo individual, assim como seu resultado. A importante consequência disso é que o professor não causa aprendizagem nos estudantes embora tenha um papel extremamente importante.

Gestão da sala de aula refere-se à administração de procedimentos rotineiros

Você sabia que a gestão de sala de aula e de escolas tem por objetivo encorajar o estudante na realização de atividades diversas, além de promover e estabelecer seu autocontrole por meio da promoção de realizações de atividades diversas? "Acredite, é verdade e pode ser constatado por meio do comportamento positivos do aluno", explica Rozimar Gomes da Silva Ferreira, especialista em supervisão escolar, mestra em letras, e professora do Curso CPT de Gestão de Sala de Aula.

Gestão de sala de aula: funções do docente e do professor gestor

Aulas mais interessantes, que prendem a atenção e estimulam a participação dos alunos podem acontencer com mais frequência do que se imagina. Ao se deparar com dificuldades de gerenciar a sala de aula, muitos professores são acometidos pelo desanimo, mas é preciso que ele esteja comprometido com o aprimoramento das aulas.

O Construtivismo nas aulas práticas e demonstrativas

A Teoria Construtivista de autoria do francês Jean Piaget é a base da maioria das metodologias educacionais do nosso país, principalmente quando falamos em aulas práticas e demonstrativas. Para o Construtivismo nada, a rigor, está pronto, acabado, e o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. O professor Per Christian do Curso CPT de Estratégias de Ensino — Estilos de Aprendizagem, diz que ''ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais, com a realidade dos alunos e com o seu lado prático, palpável''.

Aulas práticas e demonstrativas para qualquer conteúdo

Nas aulas práticas de laboratório, os alunos têm acesso não apenas ao conceito literal de um determinado conteúdo, mas à sua substância, ou seja, o conhecimento se torna mais significativo. Além do mais, ao participar diretamente das experiências, o aluno adiciona elementos particulares de seu conhecimento e visão de mundo ao processo de aprendizagem. Com isso, evita-se que o professor tente fazer com que o aluno aprenda mecanicamente um novo conhecimento, de forma literal e arbitrária, condição proposta por David Ausubel para a aprendizagem significativa.

Metodologia Sala de Aula Invertida: objetivo

A metodologia Sala de Aula Invertida tem como principal característica o uso de fontes de informação e de ferramentas de aprendizagem extraclasse, já que o horário vivenciado presencialmente na sala propriamente dita, com a presença do professor, torna-se, na verdade, um momento de aprofundamento do conteúdo. “Isso quer dizer que haverá necessidade de preparação dessas fontes de informação e das ferramentas de aprendizagem, que utilizam meios para que possam ser disponibilizadas”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.

Professor: aprenda a manter o controle na aula dialógica

Embora a aula dialógica seja baseada no diálogo, a direção dada pelo professor deve estar sempre presente. “Para não desviar do caminho, reforçamos a importância da definição de objetivos instrucionais claros. A aula deve ser bem planejada, contando com os recursos didáticos adequados ao conteúdo”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distancia CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD e Curso Online.

Metodologia de ensino - trabalho em grupo

O trabalho em grupo é uma metodologia de ensino na qual os alunos trabalham autonomamente, pesquisando e elaborando o conhecimento em equipe. Entretanto, para que esse tipo de atividade seja possível, o professor deve ser bastante objetivo, imprimindo uma dinâmica na aula, que permita a participação dos alunos sem que o objetivo da aula se perca e sem que se perca o tempo precioso. Por isso o processo deve ser conduzido com naturalidade, rapidez e objetividade.

Torne suas aulas mais didáticas e interessantes!

Ministrar aulas práticas, rotineiramente, é um desafio para os professores, melhoram o desempenho dos alunos e os tornam mais ativos. Sabemos que não há teoria sem prática nem prática sem teoria. Uma complementa a outra e ambas tornam o aprendizado mais efetivo. Pôr em prática aquilo que é ensinado, teoricamente, nem sempre é fácil, mas é fundamental para o aluno, como ser pensante, criativo que é.

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?