Encontradas em praticamente todas as cidades do País, as lanchonetes fazem parte de uma atividade comercial simples de ser implantada e que dispensa grandes investimentos iniciais. Estão inseridas no ramo da alimentação, segmento este que dificilmente será atingido por crises financeiras. Além disto, trata-se de um tipo de comércio onde, diariamente, há certo volume de dinheiro girando em caixa, pois, por suas próprias características, as lanchonetes, raramente, adotam o sistema de vendas a prazo. Por todas estas características, e outras mais, muitas pessoas se sentem mais seguras em investir seu capital neste tipo de atividade, quando o assunto é abrir o seu próprio negócio e prosperar.
Sob a visão moderna, qualidade é a capacidade de um produto ou serviço satisfazer as necessidades de um cliente, expressas ou implícitas, a um custo competitivo. Neste sentido, tudo deve ser feito de modo a encantá-lo e é exatamente esse encantamento o fator que garante o sucesso de uma lanchonete. Contudo, manter consumidores assíduos e fiéis aos seus produtos ou serviços não é uma tarefa muito simples, principalmente, porque eles são seres humanos e, portanto, cada um têm necessidades diferentes e, muitas vezes, é difícil identificar seus desejos.
Saiba como lidar e o que esperar dos seus clientes na sua lanchonete, a professora Adriana Lara Fonseca do Curso CPT de Treinamento de Atendente de Lanchonete, estudou e elaborou alguns perfis de clientes que são recorrentes nas lanchonetes, e com essa informação podemos pensar em quais são as melhores estratégias de atendimento para aborda-los.
Além de produtos de excelente qualidade e um atendimento perfeito, um ambiente harmônico, aconchegante e extremamente limpo é de grande importância para a captação e fidelização de clientes, garantindo o sucesso das lanchonetes. No entanto, para que um atendente possa desempenhar suas funções de maneira satisfatória, será necessário que a lanchonete ofereça-lhe condições adequadas de trabalho. Portanto, antes de tudo, será necessário que exista uma infraestrutura que seja capaz de facilitar o atendimento dos clientes, permitindo que este seja realizado da melhor maneira possível.
Entre 1 e 2 anos, as mudanças intelectuais e comportamentais por que passam os bebês são mais evidentes. Eles querem explorar tudo ao seu redor e se movimentar bastante, sendo a sua principal tarefa aprender a coordenar a musculatura do corpo para andar. Aos 15 meses, eles passam a imitar tudo o que observam, portanto, comportamentos agressivos e nervosos, por exemplo, não são bons exemplos de conduta.
Seja honesto; Não minta; Pague suas dívidas; Seja asseado; Vista-se bem; Estude; Seja gentil e educado com os seus semelhantes; Honre seus compromissos e o nome da sua família; Não engane; Todos esses valores, num passado não muito remoto, eram passados de pais para filhos. Eram exigências que cuidavam e garantiam a boa imagem de um grupo de pessoas ou famílias. O nome que se dá a isto é Marketing Pessoal. No entanto, naquela época, a denominação dada à estes valores era apenas ?Nome?. Havia grande preocupação em se zelar pelo ?nome? da família. Os pais diziam sempre que era preciso fazer o seu nome ou preservar o nome. Isto não era só questão de aparência, mas de brio, orgulho e honra. As pessoas tinham orgulho do seu trabalho, do nome da sua família, e tudo isto era conseguido à força de muita luta que envolvia desde a educação dos filhos até a aparência pessoal. Mantendo limpos sua imagem e seu nome, portas se abriam sem a menor dificuldade. Ainda hoje, ao contrário do que se pensa, esses mesmos valores continuam os mesmos, porém renovados pela modernidade. Eles nos são cobrados a todo momento. Estão implícitos na sociedade e se não seguirmos as regras impostas por ela, nossa imagem é maculada. Temos de ter, cada vez mais, a preocupação de mantê-la limpa e livre de qualquer fator desagradável para que possamos vender nossas ideias e a nossa imagem.Aquele que se preza, busca se apresentar bem e procura sempre o autodesenvolvimento, pois sabe, que assim, procedendo, as portas da vida e do sucesso se abrem mais facilmente. Segundo os especialistas, ?marketing é o planejamento e a execução de todos os aspectos e atividades, produto ou serviço, em função do consumidor, visando sempre, lucros contínuos e a longo prazo.? Esta é uma definição clássica; mas e quanto ao marketing pessoal? Marketing Pessoal retrata todas as características que fazem com que um indivíduo se apresente bem, de forma idônea, perante a comunidade na qual está inserido. Antigamente, os valores, isto é, o patrimônio, se concentravam nas terras; era rico quem tinha mais terra; mais tarde, era rico quem tinha mais imóveis; hoje, é mais rico quem tem mais conhecimento.
A qualidade de um produto não é feita somente com a adequação do meio ambiente, uso de máquinas, métodos e matérias-primas adequadas. A verdade é que sem o elemento humano nada se produz, e, portanto, ele é quem faz a qualidade de um produto ou de um serviço e é o elemento central na implantação de sistemas de qualidade em qualquer organização. Dessa maneira, todas as pessoas que compõem a organização precisam ser conscientizadas para a qualidade, pois são responsáveis pela qualidade dos produtos e dos serviços prestados. Portanto, todas as pessoas que trabalham ou prestam serviços para uma lanchonete precisam estar conscientes da sua importância e da sua parcela de contribuição para se obter uma boa qualidade.
Confira o passo a passo dessa deliciosa receita culinária de Frango Caipira à Moda da Casa, que vai encantar o paladar seus convidados e familiares, além de lhe render aplausos. Ingredientes: 1 ave de 1 kg a 1 ½ kg; 1 garrafa de champagne; 1 garrafa de vinho madeira; ½ xícara (café) de suco de limão; Molho inglês, sal e pimenta-do-reino a gosto; 3 cebolas grandes; 4 dentes de alho; ½ colher (café) de orégano; 1 maço de salsinha; 2 pacotes de manteiga (400 g).
Ingredientes: 4 franguinhos de leite já limpos; Sal, pimenta-do-reino; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 2 colheres (sopa) de manteiga; 100 g de bacon picados; 2 cebolas picadas ou 6 cebolas bem pequenas; 16 batatas pequenas com cascas (ou 6 grandes cortadas em 4); 1 maço de cheiro-verde; 1 folha de louro; 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha fervendo (1 tablete dissolvido em ½; Xícara de água (fervendo); 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo; 100 g de presunto picado; 1 colher (sopa) de salsa picada. Modo de Preparo: 1. Tempere os frangos por dentro e fora com sal, pimenta e o suco de limão. 2. Aqueça uma colher de manteiga em uma panela de fundo largo, acrescente o bacon e deixe fritar. 3. Coloque os frangos na panela e deixe fritar, isto é, doure-os de todos os lados. 4. Junte as cebolas, batatas, o cheiro-verde e o louro. 5. Tampe a panela e deixe cozer no próprio suco do frango, em fogo brando durante 20 minutos. 6. Quando secar o líquido do cozimento junte o caldo da galinha e termine de cozinhar. 7. Retire os frangos e mantenha-os em uma travessa funda em forno aquecido. 8. Retire as batatas com uma espumadeira e junte-as ao frango. 9. À parte, misture a farinha de trigo e a manteiga restante. 10. Retire o cheiro-verde e o louro, acrescente a mistura da farinha e manteiga.
Confira o passo a passo dessa deliciosa receita culinária de Galantina de Frango Caipira, que vai encantar o paladar seus convidados e familiares, além de lhe render aplausos. Ingredientes: 3 peitos de frango caipira; 1 litro de leite; 4 pacotes de gelatina sem sabor; 2 copos de vinho madeira; ½ garrafa de cerveja; 1 colher (chá) de pimenta-do-reino; 1 colher (sobremesa) de molho inglês; 1 cebola grande; 1 dente de alho; ½ xícara (chá) de queijo ralado; 1 pacote de manteiga (200g); 2 xícaras (chá) de creme de leite; ½ xícara (chá) de farinha de trigo.