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Educação Infantil: dever do Estado e um direito da criança

A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços e reconhecimento. A partir da Constituição Federal de 1988, o atendimento à criança de zero a seis anos passou a ser um dever do Estado e um direito da criança (Artigo 208, inciso IV).

Educação especial e Educação inclusiva: dificuldades e soluções

A principal dificuldade em relação à educação de pessoas com deficiência está no fato de tanto a família quanto os próprios educadores, terem uma ideia cristalizada que restringe a escola e a aprendizagem, de forma geral, à leitura, à escrita e aos cálculos. “O movimento pela inclusão das pessoas com deficiência só se efetivará, de fato, quando as pessoas perceberem que a educação vai muito além dos conteúdos programados por série/ciclo. A inclusão é o ápice da educação. Acolher a diferença implica educar a emoção com inteligência”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online.

Valorize! O professor da Educ Infantil é intérprete entre a criança e o mundo

A educação infantil, no Brasil, vem conquistando novos espaços e reconhecimento. O atendimento da criança de zero a seis anos é um dever do estado e um direito da mesma. Intensificando a importância da educação para a primeira infância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) considera a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, estabelecendo, assim, o vínculo entre o atendimento e a educação.

PNE - conheça as 20 metas do Plano Nacional de Educação

O PNE - Plano Nacional de Educação - é uma lei ordinária, prevista na Constituição Federal, que entrou em vigência no dia 26 de junho de 2014 e valerá por 10 anos. Ela determina 20 metas relativas à educação no Brasil, que abrangem todos os níveis de formação principalmente a infantil, que deverão ser adequadas ou elaboradas pelos municípios e cumpridas até o ano de 2023.

Um aliado do Meio Ambiente? Conheça o ProNEA!

O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) é coordenado pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. “Suas ações destinam-se a assegurar, no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade – ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política – ao desenvolvimento do País, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle.

Arte ambiental ensina a cuidar da natureza e estimula a criatividade

Especial - A educação ambiental é introduzida na rotina das crianças por meio de práticas que agregam conhecimento de mundo, estimulam a criatividade e o raciocínio. Para isso, recorre-se à arte e às suas modalidades. Elas se utilizam de materiais e métodos de trabalho já conhecidos e amplamente aplicados pela educação infantil.

Educação Infantil: o conhecimento da natureza e da sociedade

Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação - tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade.

Educação infantil visa despertar nas crianças autonomia, criticidade e responsabilidade

Especial - Há peculiaridades correspondentes a cada fase da vida da criança que devem ser consideradas ao elaborar e propor a educação ambiental. Dessa forma, entender o que é a educação infantil e as características da faixa etária a que ela se aplica é primordial para que os professores desenvolvam com sucesso os temas referentes ao meio ambiente.

Educação ambiental infantil: capacidades e conteúdos

Para que o professor possa traçar estratégias de trabalho com educação ambiental na educação infantil, é importante conceituar bem essa fase. Podemos, inicialmente, dizer que a educação infantil corresponde à educação oferecida para a criança do nascimento até aproximadamente os seis anos de idade. Considerada, nos dias atuais, como indispensável, é ela que vai oferecer os fundamentos para o desenvolvimento da criança nos aspectos físico , psíquico, cognitivo e social

Plano Nacional da Educação: otimização do ensino

Apresentado ao Congresso Nacional em 2011 pelo Ministro da Educação Fernando Haddad, o PNE - Plano Nacional da Educação, busca acima de tudo otimizar o ensino brasileiro, visando à formação integral dos alunos e à plena capacitação dos profissionais da educação. Em suma, ele busca ampliar o ensino público, por meio de sua universalização e, para isso, propõe metas a serem alcançadas até 2020

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