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Tipos de aula e seus respectivos conceitos

Há diversos tipos de estratégias que um professor pode usar em sala de aula para levar adiante seu trabalho. Ao ministrar as aulas, o professor torna-se o principal protagonista, ou seja, torna-se o principal elemento de apoio ao aprendizado. Entretanto, cada aula se diferencia na forma como é preparada e, posteriormente, conduzida. Entre os tipos de aula, temos o colóquio, o seminário, a aula expositiva, a aula dialógica, a aula magistral, a aula demonstrativa e a aula prática.

A aprendizagem significativa nas aulas práticas e demonstrativas

A ideia fundamental na teoria construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente. Ou seja, a construção de conhecimento é um processo individual, assim como seu resultado. A importante consequência disso é que o professor não causa aprendizagem nos estudantes embora tenha um papel extremamente importante.

Aulas práticas e demonstrativas para qualquer conteúdo

Nas aulas práticas de laboratório, os alunos têm acesso não apenas ao conceito literal de um determinado conteúdo, mas à sua substância, ou seja, o conhecimento se torna mais significativo. Além do mais, ao participar diretamente das experiências, o aluno adiciona elementos particulares de seu conhecimento e visão de mundo ao processo de aprendizagem. Com isso, evita-se que o professor tente fazer com que o aluno aprenda mecanicamente um novo conhecimento, de forma literal e arbitrária, condição proposta por David Ausubel para a aprendizagem significativa.

Gestão de sala de aula: funções do docente e do professor gestor

Especial - Aulas mais interessantes, que prendem a atenção e estimulam a participação dos alunos podem acontencer com mais frequência do que se imagina. Ao se deparar com dificuldades de gerenciar a sala de aula, muitos professores são acometidos pelo desanimo, mas é preciso que ele esteja comprometido com o aprimoramento das aulas.

O Construtivismo nas aulas práticas e demonstrativas

A Teoria Construtivista de autoria do francês Jean Piaget é a base da maioria das metodologias educacionais do nosso país, principalmente quando falamos em aulas práticas e demonstrativas. Para o Construtivismo nada, a rigor, está pronto, acabado, e o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. O professor Per Christian do Curso CPT de Estratégias de Ensino — Estilos de Aprendizagem, diz que ''ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais, com a realidade dos alunos e com o seu lado prático, palpável''.

Plano de negócios: saiba como fazer um excelente marketing escolar

A movimentação alegre e saltitante das crianças em uma escola, geralmente, impede-nos de imaginar o quanto é complexo criar, manter e dar continuidade a um empreendimento com credibilidade e bom funcionamento na área de educação. O que é certo afirmar, no entanto, é que uma escola, certamente, terá mais chances de sucesso se utilizar as ferramentas de planejamento estratégico, por meio de um plano de negócios. O plano de marketing, por sua vez, busca estabelecer as estratégias de venda para os produtos e serviços que serão oferecidos pela escola.

A relevância do conhecimento nas aulas práticas e demonstrativas

Os conhecimentos são relevantes, quando o novo conhecimento a ser aprendido tem algo a ver com a vida do aprendiz, sendo importante para ele mesmo. Isso quer dizer que o conteúdo tem de ser contextualmente relevante, que esteja contextualizado com sua realidade e, consequentemente, seja concreto para o aluno. Esse é mais um aspecto conceitual que torna as aulas demonstrativas e práticas muito importantes no contexto da aprendizagem. Quanto mais concreto é o conhecimento e quanto mais próximo da realidade, mais relevante ele se torna para o aluno.

Torne suas aulas mais didáticas e interessantes!

Ministrar aulas práticas, rotineiramente, é um desafio para os professores, melhoram o desempenho dos alunos e os tornam mais ativos. Sabemos que não há teoria sem prática nem prática sem teoria. Uma complementa a outra e ambas tornam o aprendizado mais efetivo. Pôr em prática aquilo que é ensinado, teoricamente, nem sempre é fácil, mas é fundamental para o aluno, como ser pensante, criativo que é.

Plano de Marketing Escolar - saiba como elaborá-lo

O Plano de Marketing deve ser elaborado para que auxilie a instituição de ensino a vender seus produtos e se destacar no mercado. Deve ser muito bem elaborado, envolvendo a divulgação dos cursos, o momento de efetuar a matrícula, incluindo-se nele desde o primeiro dia de aula até o último dia, e também a continuidade no ano seguinte. Deve ser bem estruturado e por escrito para, se necessário, ser modificado no decorrer de sua ação. Depois de finalizado, o Plano de Marketing deverá ser seguido por todos da equipe de trabalho escolar.

Professor: aprenda a manter o controle na aula dialógica

Embora a aula dialógica seja baseada no diálogo, a direção dada pelo professor deve estar sempre presente. “Para não desviar do caminho, reforçamos a importância da definição de objetivos instrucionais claros. A aula deve ser bem planejada, contando com os recursos didáticos adequados ao conteúdo”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distancia CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD e Curso Online.

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