Na aprendizagem ativa, o ensino-aprendizagem não ocorre de forma passiva, com os alunos recebendo e anotando informações. Na metodologia ativa, os alunos participam ativamente das atividades, em sala de aula, o que torna a aprendizagem muito mais efetiva. Por meio dela, o professor busca meios, que potencializam a autonomia e a autodeterminação dos alunos.
As metodologias ativas promovem a concepção da educação como uma maneira de buscar caminhos para que o aluno desenvolva autonomia e autodeterminação nos campos pessoal, social e da aprendizagem, contribuindo muito para o desenvolvimento da consciência crítica. “Para que isso seja uma realidade, as metodologias ativas trabalham a motivação do aluno como ponto central de todo processo de ensino-aprendizagem”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.
Aprender pelas metodologias ativas não vai ser mais fácil ou mais difícil, apenas mais efetivo. Provavelmente, será percebido, inicialmente, como mais trabalhoso tanto para os professores como para os alunos, mas esperamos que os métodos propostos em si e os resultados que podem ser alcançados rapidamente se transformem em combustível motivador. “O envolvimento, naturalmente, vai crescer, assim como a ocorrência de bons resultados, à medida que os alunos se acostumam a aprender de forma ativa”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.
Transformar a educação e a cultura educacional não é uma tarefa simples, uma vez que existem paradigmas enraizados na comunidade escolar e nas famílias. Dessa forma, é preciso que as metodologias ativas de aprendizagem sejam apresentadas de forma estratégica e aplicável, levando em consideração a importância dos recursos materiais e da capacitação profissional dos professores.
Uma característica muito importante das metodologias ativas de aprendizagem é o fato de que elas baseiam-se em estratégias para que o aluno possa desenvolver o processo de aprender, fazendo uso de experiências reais ou mesmo simuladas, de desafios provenientes de atividades relacionadas à prática social, nos mais diversos contextos.
Você já se perguntou o que uma planta precisa para ser considerada uma planta medicinal? Pois bem, para ser considerada medicinal, uma planta precisa conter um ou mais de um princípio ativo que lhe confere alguma atividade terapêutica. Mas, o que são princípios ativos?
O recreador é um grande desenvolvedor de atividades lúdicas, havendo várias atividades desenvolvidas por esse profissional. A palavra lúdico vem do latim ludus, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, é entretenimento, passatempo. Nesse brincar, estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos principalmente pelas crianças. Além disso, a atividade lúdica estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontração e autoconfiança , além do desenvolvimento integral do indivíduo.
As atividades extras nada mais são do que um conjunto de atividades elaboradas com o objetivo de sanar deficiências, ou seja, têm como objetivo proporcionar a recuperação da aprendizagem. São atividades de ensino adicionais oferecidas ao aluno que demonstrou não ter alcançado os objetivos do módulo e que precisa trabalhar novamente o conteúdo em parte ou no seu todo. Embora não precisem ter o mesmo volume de trabalho e a abrangência da fase de atividades de ensino, as atividades extras deverão ser elaboradas de forma a garantir uma revisão de todo o conteúdo do módulo, utilizando recursos tão variados quanto os usados na fase de ensino.
A adoção de metodologias ativas de aprendizagem parte do pressuposto de que nem sempre é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda. A aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem.
Existem muitas formas de se trabalhar em sala de aula e fora dela, respectivamente, com grupos formais e informais e aprendizagem cooperativa. “O próprio professor, de acordo com sua experiência e conjuntura de trabalho, pode elaborar atividades mais adequadas às suas turmas, sempre seguindo os preceitos básicos propostos para a aprendizagem cooperativa”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.