Resultados da busca para "metodologia-ativa"

Saiba um pouco mais sobre metodologia ativa

Na aprendizagem ativa, o ensino-aprendizagem não ocorre de forma passiva, com os alunos recebendo e anotando informações. Na metodologia ativa, os alunos participam ativamente das atividades, em sala de aula, o que torna a aprendizagem muito mais efetiva. Por meio dela, o professor busca meios, que potencializam a autonomia e a autodeterminação dos alunos.

As metodologias ativas e o desenvolvimento da consciência crítica

As metodologias ativas promovem a concepção da educação como uma maneira de buscar caminhos para que o aluno desenvolva autonomia e autodeterminação nos campos pessoal, social e da aprendizagem, contribuindo muito para o desenvolvimento da consciência crítica. “Para que isso seja uma realidade, as metodologias ativas trabalham a motivação do aluno como ponto central de todo processo de ensino-aprendizagem”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.

Metodologias ativas de ensino: nem fácil e nem difícil, apenas efetivo

Aprender pelas metodologias ativas não vai ser mais fácil ou mais difícil, apenas mais efetivo. Provavelmente, será percebido, inicialmente, como mais trabalhoso tanto para os professores como para os alunos, mas esperamos que os métodos propostos em si e os resultados que podem ser alcançados rapidamente se transformem em combustível motivador. “O envolvimento, naturalmente, vai crescer, assim como a ocorrência de bons resultados, à medida que os alunos se acostumam a aprender de forma ativa”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.

Por que optar pelas metodologias ativas de aprendizagem?

Uma característica muito importante das metodologias ativas de aprendizagem é o fato de que elas baseiam-se em estratégias para que o aluno possa desenvolver o processo de aprender, fazendo uso de experiências reais ou mesmo simuladas, de desafios provenientes de atividades relacionadas à prática social, nos mais diversos contextos.

Ensino individual por módulos - atividades extras

As atividades extras nada mais são do que um conjunto de atividades elaboradas com o objetivo de sanar deficiências, ou seja, têm como objetivo proporcionar a recuperação da aprendizagem. São atividades de ensino adicionais oferecidas ao aluno que demonstrou não ter alcançado os objetivos do módulo e que precisa trabalhar novamente o conteúdo em parte ou no seu todo. Embora não precisem ter o mesmo volume de trabalho e a abrangência da fase de atividades de ensino, as atividades extras deverão ser elaboradas de forma a garantir uma revisão de todo o conteúdo do módulo, utilizando recursos tão variados quanto os usados na fase de ensino.

Na Metodologia Ativa de Aprendizagem o aluno é o protagonista!

A adoção de metodologias ativas de aprendizagem parte do pressuposto de que nem sempre é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda. A aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem.

Aprendizagem cooperativa em sala de aula e fora dela

Existem muitas formas de se trabalhar em sala de aula e fora dela, respectivamente, com grupos formais e informais e aprendizagem cooperativa. “O próprio professor, de acordo com sua experiência e conjuntura de trabalho, pode elaborar atividades mais adequadas às suas turmas, sempre seguindo os preceitos básicos propostos para a aprendizagem cooperativa”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.

Metodologia Sala de Aula Invertida: objetivo

A metodologia Sala de Aula Invertida tem como principal característica o uso de fontes de informação e de ferramentas de aprendizagem extraclasse, já que o horário vivenciado presencialmente na sala propriamente dita, com a presença do professor, torna-se, na verdade, um momento de aprofundamento do conteúdo. “Isso quer dizer que haverá necessidade de preparação dessas fontes de informação e das ferramentas de aprendizagem, que utilizam meios para que possam ser disponibilizadas”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD.

3 erros impraticáveis em sala de aula

Todo professor que almeja prender a atenção de seus alunos durante suas aulas, de tempos em tempos, deve suspender a explicação teórica para dar início às práticas, ou seja, atividades interessantes que façam, de fato, que os estudantes se engajem no conteúdo aplicado.

Metodologia de projetos na educação infantil: saiba mais!

A metodologia de projetos é muito utilizada na educação infantil, com excelentes resultados. Mas, seu potencial para outros segmentos é muito grande, dadas as características positivas da metodologia, em termos de aprendizagem ativa. “Na metodologia de projetos, com o apoio do professor, os alunos definem uma linha de pesquisa específica, de um determinado conteúdo curricular, ou mesmo extracurricular, que gostariam de conhecer mais profundamente

Atendimento Online
Quer Facilidade