Brenner Lopes, professor do Curso CPT Inteligência de Mercado – Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento, explica de forma resumida que a inteligência de mercado é uma habilidade essencial para os empreendedores modernos, principalmente aqueles que precisam encarar decisões arriscadas constantemente.
Por meio da estratégia de mercado-alvo, é feita a análise de seus clientes potenciais. Deve-se avaliar qual segmentação que você definiu para o seu mercado, pois isso é crucial para a definição das estratégias de marketing. O mais comum em termos de segmentação de mercado é dividir as pessoas.
A inteligência de mercado é uma habilidade essencial a empreendedores, que encaram decisões arriscadas constantemente. Trata-se da capacidade de reter e selecionar informações relevantes para o negócio, com o objetivo de antecipar conflitos e resoluções, o que aumenta as vantagens competitivas da empresa no mercado.
Por que você deve ter, respeitar, estudar e vencer a concorrência? Simples: “Para que a sua empresa cresça, prospere e sobreviva no concorrido mercado!”, afirma Brenner Lopes, professor do Curso a Distância CPT Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento.
O mercado de flores movimenta U$ 94 bilhões/ano. No Brasil, o valor dessa movimentação é de U$ 2 bilhões/ano, exportando apenas U$ 15 bilhões/ano. Nos últimos tempos, o Brasil apresentou um crescimento de cerca de 20% ao ano, e as expectativas são de contínuo crescimento, visto que o país tem um mercado potencial de 150 milhões de consumidores. A diversificação do mercado produtor, formando polos regionais de comercialização, avanços tecnológicos e a profissionalização do setor são indicadores desse crescimento.
Independente do tipo de padaria (padaria tipo boutique, padaria de serviço, padaria de conveniência e pontos quentes), outra classificação que podemos fazer é quanto a seu porte , o que deve ser feito, levando-se em consideração o volume diário de produção. As padarias serão consideradas de pequeno porte quando fabricarem, no máximo, 450 pães francês, de 50 g cada, por hora de funcionamento. Serão de médio porte, se esta quantidade for de até 750 pães por hora e de grande porte, quando fabricam até 1.500 pães de 50 g cada, por hora de funcionamento. Para escolher qual o porte da padaria, é preciso que se faça uma análise de mercado.
Atualmente, a maioria das pessoas trabalha fora, o que as leva a buscar a praticidade da vida moderna. O mesmo vale para os que moram sozinhos e preferem os alimentos congelados por sua praticidade. Por isso, o mercado de alimentos congelados tem crescido muito, tornando-se um grande negócio para quem quer investir nesse ramo. Atualmente, o mercado de congelados tem potencial para movimentar bilhões. Daí ser este um excelente negócio.
No Brasil, o mercado de galinhas ornamentais ou exóticas vem crescendo consideravelmente, visto ser este um negócio lucrativo e de baixo custo. Entretanto, a variedade de espécies, a qualidade e a saúde das aves, bem como o preço justo na comercialização, são diferenciais em um mercado tão competitivo como o nosso. Isso só irá agregar valor ao avicultor, além de estimular o aumento da demanda, gerando lucro certo ao proprietário do plantel.
Há mais de 130 espécies de goiabeiras no mundo, entretanto a mais cultivada mundialmente é a Psidium guajava L. Essa frutífera se adapta bem a regiões de clima tropical, mas não se sabe ao certo se sua origem é asiática ou americana. No Brasil, o cultivo da goiabeira, visando a escala comercial, desenvolve-se de Norte a Sul. Só os estados de São Paulo e Pernambuco respondem, juntos, por 85% da produção nacional. Isso se deve ao fato de a goiaba ser uma das principais matérias-primas das indústrias de processamento.
Cada vez mais preocupados com a educação e o bem-estar de seus filhos, é crescente a exigência no mercado por babás capacitadas, que tenham cursos que comprovem sua formação e que possuam boas referências. A procura dos pais por uma babá qualificada para o trabalho com seus filhos vem, principalmente, devido ao fato de passarem quase o dia inteiro no trabalho, não atuando satisfatoriamente na educação e no bem-estar de suas crianças. Sendo assim, as profissionais que têm qualificações têm emprego garantido no mercado de trabalho.