O mailing list é uma estratégia de comunicação para empresas hoteleiras. Faz parte do Marketing direto e consiste na elaboração de uma listagem com os dados de atuais e potenciais clientes do estabelecimento. Ele permite que o hotel entre em contato com os clientes, divulgando promoções; apresentando novas construções, reformas e melhorias; comunicando reinauguração após reformas; lançamento de um serviço novo; entre inúmeras outras razões.
Entre as mais interessantes e ricas formas de atrair novos hóspedes, manter os atuais e fazê-los frequentar mais o hotel, estão as promoções. A promoção de eventos é uma ótima oportunidade de divulgação de estabelecimentos, uma vez que os hotéis, geralmente, já possuem infraestrutura favorável para a acomodação de um número grande de pessoas. Para tal, a boa administração hoteleira poderá fazer uso de campanhas, por exemplo, para atrair mais clientes, divulgar o hotel de forma maciça, além de elevar a taxa de ocupação do mesmo.
Precisa, precisa sim e muito. Inclusive, as estratégias de marketing para as empresas de serviço, como hotéis, exigem abordagens muito mais complexas do que as do marketing tradicional, você sabia? Sabe por quê? Simples. A qualidade de serviços é mais difícil para o consumidor avaliar do que a qualidade de produtos. Dessa forma, a divulgação boca-a-boca, ou seja, as boas referências de uma pessoa, que já usou os serviços, torna-se mais confiável do que a propaganda da empresa (Kotler, 1998).
As estratégias de marketing são essenciais para o sucesso de qualquer organização. Na fase de elaboração de um projeto de hotel, por exemplo, o interessado (empreendedor) deve efetuar uma ampla e rigorosa pesquisa para diagnosticar o que o mercado tem a oferecer, priorizando, assim, o que mais lhe for favorável no momento: decoração, preço, localização ou outros aspectos. Mas é preciso ter em mente que um empreendimento não pode apostar todas as fichas em um único produto ou serviço oferecido, já que esse tipo de estratégia dificilmente pode ser sustentada por muito tempo.
O gerente geral desempenha diversos papéis na administração do hotel. Ele pode ser o proprietário ou um funcionário contratado pela organização hoteleira. Sua eficiente atuação é de fundamental importância para o sucesso do hotel, já que é ele o profissional responsável por liderar pessoas e talentos. Sendo assim, é necessário que o gerente geral do hotel seja dotado de especial capacidade administrativa para conseguir coordenar o trabalho de todos os outros gerentes, garantindo que os departamentos funcionem perfeitamente e gerem receitas.
Relações públicas é uma ferramenta de marketing que inclui métodos e atividades que visam promover um relacionamento favorável com o público em geral. Em hotelaria, o público atingido é muito variado, incluindo investidores, clientes, acionistas, franqueados e intermediários. Isto sem contar, ainda, com o público interno, ou seja, os funcionários do estabelecimento, usando a comunicação com o objetivo de motivá-los. O profissional de relações públicas tem grande influência sobre a realização das vendas do hotel. Ele negocia com o público, inclusive com clientes atuais e potenciais, com a comunidade financeira e com a mídia. Suas ações e estratégias buscam criar uma imagem positiva da empresa.
Em um hotel, o setor de alimentos e bebidas foge às características da hospedagem propriamente dita, por se constituir de uma prestação de serviços e de transformação de matéria-prima. Por outro lado, há características do setor de Alimentos e Bebidas que são exclusivas da hotelaria, como o serviço de quarto, banquetes, catering e serviço de bebidas alcoólicas. No contexto da receita global, o setor de alimentos e bebidas tem uma grande importância, por representar, no mínimo, 25% da receita total do hotel e contribuir para atrair eventos que, por sua vez, acabam trazendo hóspedes para o hotel.
As estratégias de marketing são essenciais para o sucesso de qualquer organização. Saber investir na publicidade da empresa é extremamente importante para se obter lucros.
o e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas para aumentar o engajamento dos clientes. Com algumas medidas simples, mas poderosas, o e-mail marketing ganha eficiência e gera excelentes resultados. A comunicação no e-mail marketing deve ser objetiva e direta para que o cliente não perca tempo com mensagens extensas e difusas.
Uma coisa é certa: quando se fala em hotelaria, a excelência na prestação de serviços não pode ter fim. Ela deve começar antes mesmo da chegada dos hóspedes, permanecer durante toda a sua estadia e somente terminar no dia em que o hotel fechar as portas para sempre. Sendo assim, o bom atendimento, que tanto atrai, encanta e fideliza, deve estar em toda a organização do hotel, fazendo o possível e o impossível para que tudo saia dentro do esperado pelos clientes.