O maître é o responsável por inúmeras tarefas em restaurantes, salões de alimentação de hotéis, buffets, restaurantes de navios, entre outros. Entre elas estão a organização do salão, a coordenação de garçons e assistentes e o recebimento e hospitalidade dos clientes no estabelecimento. Além disso, um bom maître deve amar a profissão, ter respeito pelos clientes e, acima de tudo, ter humildade.
Em termos gerais, pode-se dizer que o Maître é o responsável pela organização do salão do restaurante, pela coordenação da brigada de serviços (garçons, assistentes e outros) e pelo recebimento e hospitalidade dos clientes no estabelecimento.
Tendo como base uma visão geral da profissão, a Norma Brasileira para Maître (NIH – 07 de 2002) menciona que este é o responsável pelo planejamento e supervisão do serviço de atendimento ao cliente, pelo auxílio na elaboração de cardápio, pela liderança e capacitação da brigada de serviços, recepção e acomodação do cliente, finalização de pratos e bebidas especiais, e pela garantia da qualidade dos serviços visando à satisfação plena do cliente.
O Serviço à Americana é a modalidade mais utilizada em hotéis e restaurantes de todo o mundo, principalmente no café da manhã, almoço, coquetéis e banquetes comemorativos. “É o serviço mais recomendado para atender um grande número de pessoas, como em congressos, convenções, casamentos etc.”, explica Aldo Alves, Professor do Curso CPT Capacitação de Maître.
As funções do maître em um restaurante deverão ser definidas, levando-se em consideração a tipologia do estabelecimento e os organogramas funcionais. Existem restaurantes que disponibilizam profissionais para exercerem funções específicas. A hostess e o somelier são exemplos desses profissionais. A hostess é quem recebe os clientes na porta do restaurante e os encaminha para a mesa ou para a sala de espera. O somelier é o responsável por fazer o serviço de vinhos ao cliente, por ser um grande conhecedor desses produtos.
Quer ser Maître? Aprenda corretamente as técnicas de reposição de mesas e a primeira lição que o aprendiz deve saber é que logo após a saída dos clientes de uma mesa do restaurante é preciso fazer a sua reposição. “Pratos, talheres, copos, enfim, todo o vasilhame deverá ser retirado da mesa e colocado em uma mesa de apoio. Esta deverá ser posicionada ao lado da mesa que será reposta. Os arranjos de flores deverão ser preservados para serem recolocados após a reposição da mesa”